Google toma medidas contra a falsa informação no Youtube

António Guimarães
António Guimarães
Tempo de leitura: 1 min.

A internet é infelizmente uma fonte gigantesca de desinformação, até mesmo nos sites com grandes reputações. Nesse sentido o Youtube anunciou que vai implementar uma mudança bastante importante na sua plataforma.

A plataforma de partilha de vídeos está a trabalhar para implementar um painel de verificação de factos na barra de pesquisa. Para já a função está a ser testada apenas na Índia mas a ideia em si pode ser bastante útil.

O Youtube está a adicionar estes painéis de verificação de factos para combater desinformação em certos tópicos considerados quentes. Os mesmos serão ligados a parceiros certificados que se encarregam de verificar os dados.

Esta medida vai ajudar o Youtube a combater canais de desinformação

Estes novos painéis irão aparecer apenas em pesquisas de vídeo, não durante a reprodução dos mesmos. Conteúdo que contenha desinformação não será bloqueado nas pesquisas mas exibirá os painéis, se aplicável.

Podemos perceber um exemplo prático na imagem onde existem afirmações de um medicamento que contém um vírus. O painel inclui uma descrição da afirmação, a sua classificação e mais informação por baixo.

Em teoria, esta é uma ferramenta bastante útil pois a verdade é que o Youtube está recheado de vídeos de desinformação. Por outro lado esta ferramenta pode ser utilizada por interesses políticos para descredibilizar notícias ditas "inconvenientes".

Embora o Youtube seja uma empresa sem qualquer afiliação política, há quem já tenha apontado um certo desvio ideológico na plataforma. A Google implementou algo parecido recentemente para combater as notícias falsas.

Conforme mencionado, para já a plataforma está a ser implementada e testada na Índia. A Google não deu qualquer indício de datas ou previsões para uma implementação geral mas é provável que venha a acontecer ainda este ano.

Editores 4gnews recomendam:

  • HBO Portugal: 5 séries que tens de começar a ver!
  • WhatsApp, Facebook Messenger e Instagram! Os três num só?
  • Xiaomi poderá abandonar a gama "SE" para o próximo ano

Fonte

António Guimarães
António Guimarães
Juntamente com os seus atuais companheiros Mi A2 e Surface Go, batalha para elucidar as massas sobre todos os acontecimentos da esfera tecnológica. "Informação é poder" é a frase que o acompanha diariamente. Talvez um dia a coloque numa t-shirt.