Google explica um dos piores malwares que está a afetar os smartphones Android

Filipe Alves
Filipe Alves
Tempo de leitura: 2 min.

Se tens um smartphone Android existe a possibilidade que o teu equipamento possa vir a apanhar malware de aplicações instaladas na Google Play Store.

A explicação do malware chamado "Joker" ou "Bread" é simples, porém, a Google não ofereceu uma resposta concreta no que toca à resolução do problema. Este é um dos maiores problemas dos smartphones Android, assim sendo, vamos dar-te algumas precauções a ter quando instalas uma aplicação na Google Play Store.

Síntese do malware Joker para smartphones Android

Este é um malware implementado pelos desenvolvedores nas suas aplicações. O malware tem como objetivo instalar outras aplicações no smartphone sem a autorização do utilizadores e, em muitos casos, subscrever a serviços Premium (no qual o utilizador ficará sem dinheiro) sem a mesma autorização.

Estes serviços Premium podem ser através de Apps ou SMS. O utilizador recebe uma notificação com o link e clicando no link está, literalmente, tramado.

Só em 2019 foram eliminadas 1700 aplicações da Google Play Store com este malware e a Google parece não ter mãos a medir para remediar o problema.

As aplicações chegam à Google Play Store sem vestígios do malware, porém, quando atingem 1000 downloads os desenvolvedores lançam uma atualização da aplicação com o código infetado. Quando a Google repara no problema já é tarde demais. Mesmo que a Google remova a aplicação da Play Store, continuará instalada no smartphone do utilizador.

Falsas reviews para aumentar os downloads

Estas aplicações começam a ganhar fama devido a falsas reviews implementadas por utilizadores que são pagos para tal. Seja um armazém na Índia ou em qualquer outra parte do mundo.

As reviews referem o quão "fantástica" a aplicação é. Isto leva utilizadores a instalar a aplicação e mais tarde sofrer as consequências.

O que fazer para te precaveres

Visto que a Google não parece resolver o problema no seu artigo de informação ficam aqui algumas dicas de cuidados a ter antes de instalar aplicações na Google Play Store. Infelizmente algumas destas dicas acabarão por afetar diretamente desenvolvedores honestos que tentam a todo o custo ganhar a vida com o seu trabalho.

  • Cuidado com as aplicações que prometem algo impossível (Ver em raio X por exemplo ou fazer o smartphone mais rápido)
  • Verifica sempre quantos downloads tem a aplicação (menos de 1000 e toma cuidado)
  • Verifica se as suas reviews parecem honestas (detalhes e reclamações são bons indícios)
  • Deixa a aplicação "de lado" no smartphone. Se começares a ver pop-ups de publicidade ou algo estranho sabes de onde vem o problema
  • Confirma nas "definições" - "aplicações" que eliminaste (mesmo) a aplicação quando a desinstalas.

Como amante da liberdade e do sistema Android, é triste ver que a Google continua o desleixo face as verificações de Apps e atualizações. Se todas as atualizações fossem revistas por humanos este problema não acontecia.

Editores 4gnews recomendam:

  • Utilizadores do Xiaomi Mi A3 estão furiosos com a Xiaomi! E com razões para isso!
  • Google sensibilizada por várias entidades a tomar mais medidas contra o bloatware
  • Google Play Store vai ter secção dedicada a reviews!
Filipe Alves
Filipe Alves
Fundador do projeto 4gnews e desde cedo apaixonado pela tecnologia. A trabalhar na área desde 2009 com passagens pela MEO, Fnac e CarphoneWarehouse (UK). Foi aí que ganhou a experiência que necessitava para entender as necessidades tecnológicas dos utilizadores.