Google explica como criou o Dark Mode no Fotos, Calendário e Notícias

Bruno Coelho
1 comentário

A Google partilhou no seu site oficial como foi implementado o Dark Mode (modo escuro) em vários dos seus produtos. Os exemplos usados foram as aplicações Fotos, Calendário e Notícias.

Adotando o “Material dark theme”, a Google quis explorar novas cores, um contraste renovado e o aumento da legibilidade. O Dark Mode é uma boa ajuda para não magoares os olhos, principalmente em ambientes escuros. Caso tenhas um ecrã AMOLED, também te ajuda a poupar bateria.

Google Calendário

O Calendário precisou de uma grande atenção, já que pode ser personalizado com várias cores, dependendo do evento. No caso desta app, as várias cores foram adaptadas ao tema escuro, para que o utilizador pudesse realizar as suas personalizações em consonância com o fundo cinzento.

Ativar o Dark Mode no Calendário: Definições – Geral – Tema – Alterar para “Escuro”

google calendário

Google Fotos

O objetivo dos desenvolvedores no Dark Mode do Fotos foi que o destaque dado às fotos não fosse beliscado. A equipa optou por uma abordagem de baixo contraste para que cada fotografia possa brilhar. O fundo é cinza em vez de puro preto para melhor legibilidade e navegação.

Ativar o Dark Mode no Fotos: ainda não existe forma direta de o ativar com um "comando". Se o teu sistema já estiver neste modo, será ativado automaticamente. Por enquanto temos de aguardar que a Google adicione essa opção.

google fotos

Google Notícias

No Google News, o fundo escuro dá relevo ao que interessa. Os títulos das notícias e as imagens são destacadas, para que a leitura fique mais facilitada. Foi usado o mesmo fundo cinzento do Fotos, para que a leitura seja feita com clareza. Os fundos cinzentos também permitem criar sombras e relevos, que ajudam elevar os temas.

Ativar o Dark Mode no Noticias: Definições – Tema Escuro

google news notícias

As principais vantagens do Dark Mode

  • O fundo escuro vai ser “amigo” dos teus olhos em ambientes escuros;
  • Com este tipo de fundo, a leitura fica facilitada, já que o foco dado ao conteúdo é maior;
  • Se o teu dispositivo tiver ecrã AMOLED, um verdadeiro Dark Mode desliga os pixeis pretos, poupando a tua bateria.

O modo escuro não serve apenas para ser usado à noite ou em ambientes escuros. No meu caso, por uma questão de facilidade de leitura, uso-o em tudo o que posso. No Android Q, os utilizadores terão a opção nativa de ter todo o sistema em modo escuro, à semelhança do que algumas user interfaces (como a MIUI, da Xiaomi) já oferecem.

Editores 4gnews recomendam:

1 comentário
Bruno Coelho
Bruno Coelho
O Nokia 3650 foi o primeiro grande mergulho no mundo tecnológico. Se o Ultimate Team é o seu atual saco de boxe, o Macbook Pro é o melhor amigo. Escrever sobre tecnologia é o processo natural na vida de alguém que come especificações ao pequeno-almoço.