Google está em apuros! Processo em tribunal acusa-a de seguir utilizadores sem autorização

Vitor Urbano
Vitor Urbano
Tempo de leitura: 1 min.

Apesar das várias medidas implementadas pela Google ao longo dos últimos anos para resolver todos os problemas de privacidade, a empresa volta a estar em apuros. Desta feita, o Procurador Geral do Arizona está a processar a Google por recolher informações sobre a localização dos utilizadores sem a sua permissão.

Mark Brnovich afirma que a Google manteve a monitorização de localização ativa, mesmo quando os utilizadores desativaram esta funcionalidade. Esta não é a primeira vez que a empresa se encontra numa situação destas, podendo acabar com uma multa bastante pesada.

Google continua a complicar demasiado processos relacionados com privacidade dos utilizadores

Depois de vários processos em tribunal relacionados com a violação da privacidade dos utilizadores, a Google implementou várias modificações no Android, para evitar futuros problemas. No entanto, parece bastante claro que as alterações não foram suficientes.

De acordo com Brnovich, a Google continua a complicar em demasia o processo de desativar a monitorização da localização dos utilizadores. "Quando os utilizadores tentam desativar a recolha de dados de localização por parte da Google, a empresa continua a encontrar formas desleais para obter essas informações e lucrar com as mesmas", disse o Procurador Geral do Arizona.

Google volta a enfrentar possível multa multimilionária

Ainda é muito cedo para ter uma ideia concreta do caminho que este processo irá tomar, mas considerando o historial deste tipo de casos, é possível que a Google venha a enfrentar mais uma multa multimilionária.

O Procurador Geral do Arizona pede ao tribunal para obrigar a Google a devolver ao Estado todas as receitas recebidas através da monetização destas informações. Além disso, pede ainda multas que podem ir até 10 mil dólares por violação.

Considerando que no Arizona vivem mais de 7 milhões de pessoas, mesmo que apenas metade da população tenha um smartphone Android, corresponde a uma multa de 35 mil milhões de dólares.

Editores 4gnews recomendam:

  • Google Maps: nova atualização está a enfurecer os utilizadores! Prepara-te para publicidade!
  • Google Play Store: atualização traz exatamente o que precisas antes de descarregar um jogo!
  • Google Chromecast pode ter os dias contados! Xiaomi Mi TV Stick está a caminho!
Vitor Urbano
Vitor Urbano
Sempre de mão-dada esteve a tecnologia, o desporto e o mundo gaming. Por isso, se não estiver a escrever sobre o que de novo há no mundo da tecnologia, o mais provável é estar a jogar uma partida de Ultimate Team no FIFA 19.