Os utilizadores de smartphones Google Pixel estão a receber uma segunda atualização de sistema referente a dezembro de 2025. Depois da disponibilização inicial do Android 16 QPR2 no início do mês, a Google começou a distribuir um novo patch de emergência destinado a corrigir problemas críticos identificados pela comunidade.
Esta atualização tem cerca de 25 MB e está a chegar aos modelos das séries Pixel 8, Pixel 9 e também aos mais recentes Pixel 10. O update já está a ser distribuído via OTA (over-the-air), focando-se em melhorias urgentes de estabilidade e desempenho que não podiam esperar pelo próximo ciclo mensal de atualizações.
De acordo com a informação divulgada, este patch de emergência resolve três falhas que surgiram após a atualização anterior. A mais relevante está relacionada com a autonomia da bateria, uma vez que vários utilizadores relataram um consumo anormalmente elevado no dia a dia.
Os restantes problemas
Foram também corrigidos problemas intermitentes na resposta do ecrã tátil, uma falha que afetava sobretudo o novo Pixel 10. Por último, a atualização resolve um bug que impedia o acesso a conteúdos em cache, como mapas offline ou ficheiros multimédia guardados localmente, sobretudo em dispositivos que fizeram a transição direta de versões mais antigas, como o Android 14, para o Android 16.
Para já, a atualização ainda não chegou a todos os utilizadores a nível global, mas como sempre é uma questão de ter paciência, sendo expectável que no decorrer da próxima semana fique resolvido para todos já que estamos perante correções bastante significativas.