Google e Wordpress juntam-se para ajudar os pequenos jornais

Filipe Alves
Filipe Alves
Tempo de leitura: 2 min.

A Era da Internet trouxe à Google e ao Wordpress uma dimensão impossível de imaginar. Contudo, o crescimento do mundo conectado danificou fortemente jornais locais onde o papel era o principal.

Assim sendo, temos visto um crescimento dos websites de notícias e a redução do papel. Ainda que muita gente goste de comprar o jornal pela manhã, o crescimento da Internet fez desse processo bem mais obsoleto.

Por exemplo, era impossível a 4gnews ter começado sem uma plataforma como o Wordpress. Era também impossível ter crescido sem uma plataforma como a Google. Por falar nisso, estamos a contratar um trabalhador full-time aqui.

Google e Wordpress vão criar o "Newspack" destinado a jornais locais

Por isso é que fico feliz ao ver a Google e o Wordpress a trabalhar em conjunto para trazer um novo serviço a jornais locais.

Este serviço será totalmente diferente do que temos no Wordpress neste momento. O objetivo passa por reduzir os problemas com personalização, plugins ou até servidores, simplesmente para os jornalistas se focarem nas histórias.

Não deixa de ser interessante a Google ter recorrido ao Wordpress visto que conta com um serviço concorrente chamado "Blogger".

Quando é que chegará o novo serviço e quanto custará

A alternativa ao Wordpress, feita em conjunto com a Google, está neste momento em fase de construção. Ao que sabemos este será um serviço grátis, porém, se os jornalistas não pescam nada de web, plugins e essas tretas, podem contratar um serviço de 1000€ por mês em que tudo isso fica tratado por uma equipa dedicada.

O Google News Iniciative, que está por trás desta nova plataforma referiu: "Jornais com longas histórias tiveram que reduzir o número de funcionários e reduzir a cobertura, e os repórteres que tentam iniciar novas publicações digitais enfrentam uma luta interminável com problemas técnicos e de negócios.

Não faz sentido, por exemplo, que cada equipa de repórteres locais tenha que inventar a combinação certa de recursos de produtos, obter tecnologia de ponta e experiência em utilização e transformá-los num sistema de publicação perfeito e personalizado e fazer disso tudo um serviço perfeito para o leitor"

Por fim, espera-se que ainda em 2019 ouçamos mais sobre este novo serviço. Se és um jornalista local tem calma, a solução está a caminho.

Editores 4gnews recomendam:

PUBG Mobile: Todas as novidades da próxima atualização 0.10.5

O telemóvel que vai revolucionar o design dos smartphones já tem data

Google está a adicionar nova funcionalidade de gestos ao Youtube

Filipe Alves
Filipe Alves
Fundador do projeto 4gnews e desde cedo apaixonado pela tecnologia. A trabalhar na área desde 2009 com passagens pela MEO, Fnac e CarphoneWarehouse (UK). Foi aí que ganhou a experiência que necessitava para entender as necessidades tecnológicas dos utilizadores.