Vários utilizadores do serviço Google Drive depararam-se recentemente com um problema sério. Os queixosos apontam para um misterioso desaparecimento de alguns dos ficheiros que tinham armazenados no serviço de cloud da norte-americana.
Por enquanto, ainda não existe uma explicação para o sucedido, deixando os utilizadores em desespero sem saber como recuperar os seus dados. Caso ainda não o tenhas feito, o melhor é conferires a tua conta e verificar se também foste afetado por este problema.
Google Drive perde ficheiros dos utilizadores posteriores a maio de 2023
Os relatos surgiram recentemente nos fóruns de suporte da Google e rapidamente captaram a atenção da imprensa especializada. Aí, temos vários utilizadores do Google Drive a dar conta o desaparecimento dos ficheiros carregados após maio de 2023.
O alerta foi inicialmente dado por um utilizador sul-coreano e rapidamente espelhado por muitos outros. Este aponta que a sua estrutura de ficheiros no Google Drive recuou misteriosamente para o seu estado anterior a maio de 2023.
Ou seja, qualquer alteração que tenha sido operada após essa data desapareceu. Acrescenta que não existe qualquer registo de atividade após essa data e nenhum ficheiro foi removido manualmente, o que significa que não estão presentes na pasta Lixo.
Outros relatam que apenas conseguem ver pastas e sub-pastas de alguns ficheiros, mas não os ficheiros. Ou seja, o Google Drive deixou de listar vários ficheiros dos seus utilizadores de forma misteriosa e sem razão aparente.
A frustração e preocupação dos utilizadores perante estes relatos é perfeitamente compreensível. Sobretudo entre aqueles que se socorrem do Google Drive para o alojamento de ficheiros importantes e para que estes estejam disponível em qualquer local ou plataforma.
Embora a Google ainda não se tenha pronunciado oficialmente sobre o tema, aqueles que se dirigiram aos canais oficiais de suporte da empresa partilham as respostas obtidas. Com efeito, a Google aconselha a que os utilizadores não façam alterações na sua Drive enquanto o problema estiver a ser investigado pelos seus engenheiros.
Esperemos que a Google possa resolver esta questão rapidamente com um restauro pleno dos ficheiros de todos os utilizadores. Por enquanto, o conselho que temos da própria Google é esperar.
Editores 4gnews recomendam: