Google Drive pode ter más notícias para utilizadores do WhatsApp

Mónica Marques
Mónica Marques
Tempo de leitura: 2 min.

Atualmente, os backups do WhatsApp não contam para o limite de armazenamento da Google Drive.

Mas tudo pode mudar em breve com um plano limitado de 2000 MB por utilizador.

WhatsApp pode permitir que os utilizadores façam a gestão do backup

O site WaBetaInfo, plataforma que segue as atualizações e novos recursos do Whatsapp, descobriu que a aplicação WhatsApp está a trabalhar numa nova funcionalidade. Segundo a mesma fonte, esse novo recurso vai permitir que os utilizadores façam a sua própria gestão de backups dos conteúdos (mensagens, áudio, vídeo etc) recebidos na app.

A razão para o desenvolvimento deste recurso não é totalmente clara, no entanto a plataforma WaBetaInfo avança que tal pode estar relacionado com futuros limites de armazenamento para backups do WhatsApp no Google Drive.

Ainda de acordo com a mesma fonte, o Google Drive pode estar a preparar-se para mudar as regras aos utilizadores de WhatsApp.

Ao que tudo indica, em breve os backups do WhatsApp podem passar a contar para a quota de armazenamento em nuvem. A confirmar-se, será solicitado aos utilizadores que mudem para um plano limitado de 2000 MB por utilizador para os backups da sua conta WhatsApp.

Estas são más notícias para todos os titulares de conta na app de conversação. Mas com esta nova funcionalidade agora em desenvolvimento, os utilizadores podem fazer a gestão dos seus próprios backups, através de algumas opções que serão muito úteis no caso de limite de armazenamento.

Novo recurso WhatsApp permite a seleção de conteúdos que devem ser guardados

Nomeadamente, o novo recurso pode vir a permitir que os utilizadores excluam alguns conteúdos media do backup. Por outras palavras, será possível selecionar os conteúdos que devem ser armazenados na nuvem da Google.

Recorde-se que este limite de armazenamento na Google Drive para conteúdos WhatsApp não é propriamente uma novidade. Até 2018, as quotas estavam limitadas. Mas nessa data, a situação alterou-se quando a plataforma de conversação fez uma parceria com a Google para que os backups do WhatsApp não fossem incluídos no armazenamento disponível para cada utilizador.

Editores 4gnews recomendam:

  • Google TV vai dar aos utilizadores streaming personalizado ao gosto de cada um
  • Google Chrome para Android com novo recurso crucial para utilizadores
  • WhatsApp: nova funcionalidade na gravação de mensagens de voz vai agradar a todos os utilizadores
Mónica Marques
Mónica Marques
Ao longo de mais de 20 anos de carreira na área da comunicação assistiu à chegada do 3G e outros eventos igualmente inovadores no mundo hi-tech. Em 2020 juntou-se à equipa do 4gnews. monicamarques@4gnews.pt