Google dLight: o candeeiro inteligente que vais querer comprar

Rui Bacelar
Comentar

A Google é uma das maiores empresas mundiais com participação em diferentes áreas de atividade, responsável pelo desenvolvimento de software e produção de novo hardware. Aliás, entre os seus vários gadgets temos desde altifalantes até termostatos e agora um candeeiro inteligente de secretária com design minimalista, o Google dLight.

Trata-se de uma smart lamp ou candeeiro com controlo remoto através do smartphone e Assistente Google, desenvolvido pela tecnológica californiana com acabamento em branco puro. É um dos seus novos gadgets, mas dificilmente o poderão comprar em Portugal à semelhança dos seus telefones da linha Pixel.

Este é o novo candeeiro inteligente Google dLight

Google dLight

O nome do produto brinca tatilmente com as palavras luz e delícia "delight" na sua raiz anglófona. A sua forma segue os padrões de design da Google pautando-se pela simplicidade das linhas e o uso do branco puro como único tom para o produto.

A forma, contudo, segue a função e a fonte luminosa em formato arredondado pode ser ajustada para iluminar mais, ou menos, o objeto ou zona em questão. Com efeito, tanto pode ser apontado para o utilizador como para baixo, tal como demonstrado acima.

Entre os produtos peculiares criados pelas maiores tecnológicas da atualidade, o candeeiro da Google é algo simples, mas provavelmente nunca chegará às lojas. De acordo com Ben Gold, designer nesta empresa e fonte que divulgou primeiramente o produto, o dLight será, sobretudo, um produto apenas ao alcance dos colaboradores da própria Google.

Dificilmente encontraremos este produto Google nas lojas

The Google lamp is called the “dLight” and I confirmed that it’s not confidential. Again, this product will likely never be for sale outside of the company. pic.twitter.com/fMmDXdr6Yk

— Ben Gold (@bengold) 11 de fevereiro de 2022

O candeeiro tem uma porta USB do Tipo C, bem como acesso às redes Wi-Fi para poder receber atualizações de firmware via OTA. Além disso, pode ser controlado pela Assistente Google, bem como pelo smartphone, para tal sendo necessária a ligação Wi-Fi.

Google

O produto tem o número de modelo GED7 e usa uma lâmpada LED de 24V (input) com potência de 14 W. Para configuração rápida tem até um código QR na sua base, bem como as demais informações de proveniência, construção e certificação.

De qualquer modo, este será um produto destinado apenas aos colaboradores da Google e não deverá chegar ao mercado geral, ainda que já existam utilizadores a pedir à tecnológica para disponibilizar o candeeiro Google dLight.

Editores 4gnews recomendam:

Rui Bacelar
Rui Bacelar
Na escrita e comunicação repousa o gosto, nas leis a formação. Ocupa-se com as novidades de tecnologia na 4gnews. Email: ruifbacelar@gmail.com