Para contrariar os rumores e os receios da comunidade, a Google veio a público garantir que o sideloading não vai acabar no Android. Numa comunicação direta, a empresa afirmou que a instalação de aplicações por fora da loja oficial "é fundamental para o Android e não vai a lado nenhum".
Sideloading "não vai a lado nenhum"
Toda esta confusão surgiu com o anúncio de um novo sistema de "verificação de programador", que muitos viram como uma tentativa de fechar o ecossistema e torná-lo mais parecido com o da Apple. A Google esclarece agora que o objetivo é puramente de segurança.
Isto significa que terá de se garantir que, independentemente de onde descarregas uma app, possas ter a certeza de que ela vem de um programador legítimo e não de alguém mal-intencionado. Na prática, para ti, esta é uma boa notícia, pois significa uma camada extra de proteção contra malware e apps falsas.
Para os programadores, o desenvolvimento do dia a dia no Android Studio não será afetado e poderão continuar a testar as suas apps nos seus equipamentos sem qualquer verificação. No entanto, para distribuir um APK para um grande número de utilizadores (seja para testes ou para o público), será necessário passar por este novo processo de verificação.
A pensar nos estudantes e amadores, a Google vai também criar um novo tipo de conta de programador, gratuita, que permitirá a distribuição de apps para um número limitado de equipamentos sem a necessidade de fornecer identificação oficial.
Este novo requisito só entrará em vigor daqui a mais de um ano, dando tempo a todos para se adaptarem. Os programadores interessados podem inscrever-se para ter acesso antecipado ao sistema de verificação já a partir deste mês de outubro.