Google diz que as alterações ao Android da Samsung podem causar vulnerabilidades

Carlos Oliveira
Carlos Oliveira
Tempo de leitura: 2 min.

Através do Project Zero, a Google tem uma equipa de engenheiros que se dedica à descoberta de novas vulnerabilidades. Uma das mais recentes descobertas desta equipa implica a Samsung e as modificações que esta opera no Android.

Segundo a Google, a sul-coreana está a fazer alterações desnecessárias ao kernel do Android. Estas alterações podem mesmo colocar em causa a segurança dos dados dos seus utilizadores.

O Android é um sistema operativo de código aberto, o que significa que qualquer um o pode modificar. É por isso que existem interfaces como a One UI, a MIUI, a EMUI e muitas outras.

No caso da Samsung, esta sempre foi das empresas que mais se distanciou do Android puro. A sul-coreana tem vindo a melhorar as suas práticas neste campo, mas ao que parece há coisas em que ela mexe e não deveria.

Samsung está a tentar resolver problemas que deveria deixar ao encargo da Google

Em suma, aquilo que a Samsung está a fazer é mexer com a forma como o hardware comunica com os seus drivers. Estas modificações abrem a porta à execução arbitrária de software em equipamentos com o Android 9 e acima e que pode levar à introdução de malware.

Estas conclusões surgem depois de uma análise aprofundada à mais recente atualização disponível para o Galaxy A50. Não é, contudo, sabido se outros modelos sofrem do mesmo mal.

A responsável pelo Android exemplifica que uma das alterações feitas pela Samsung está relacionada com quem tem permissões para ler e escrever no kernel do Android. Isto é algo que a própria Google tem vindo a desenvolver, ou seja, uma modificação totalmente fútil.

Ao mexer com o trabalho já realizado pela Google, a Samsung não só desvaloriza o que foi feito pela norte-americana como pode comprometer a segurança dos seus equipamentos. Por isso é que a sul-coreana deveria confiar mais nos mecanismos oficiais.

Este relatório mostra-nos que, por vezes, mais vale não mexer no trabalho dos outros. Isto não significa que os engenheiros da Samsung sejam fracos naquilo que fazem. Simplesmente estão a perder tempo com coisas fúteis quando poderiam canalizar esse esforço para o desenvolvimento de atualizações para os seus equipamentos, por exemplo.

Editores 4gnews recomendam:

  • Samsung Galaxy Z Flip consegue alcançar o que o Motorola Razr 2019 apenas sonhou!
  • Samsung Galaxy S20: gravação de vídeo em 8K irá necessitar de muito espaço livre
  • Samsung quer ir ainda mais além nos smarphones dobráveis. Sabe como
Carlos Oliveira
Carlos Oliveira
No 4gnews desde 2015, escreve e acompanha as últimas tendências, sobretudo smartphones, para que os leitores estejam sempre bem informados.