Google lançará um novo dispositivo de Realidade Virtual independente

Carlos Oliveira
Carlos Oliveira
Tempo de leitura: 2 min.

A conferência da Google dedicada aos desenvolvedores não se limitou apenas à sua Inteligência Artificial e ao Android. Claro que a Realidade Virtual não poderia ficar fora de um dos mais importante eventos que a Google organiza anualmente.

Tal como era esperado, a Google anunciou que irá lançar para o mercado um novo dispositivo de Realidade Virtual independente. Este é um tipo de equipamento que não irá requerer a adição de qualquer outro hardware para a sua total usabilidade.

Vê também: Asus Zenfone AR chegará ao mercado no Verão

A Google tem já no mercado um dispositivo dedicado à Realidade Virtual. Este é conhecido como Daydream VR e funciona apenas com os equipamentos Pixel. Ou seja, o mesmo só é vantajoso para quem tiver a disponibilidade financeira para adquirir ambos os produtos.

Com a chegada de um dispositivo independente, este tipo de dependência é uma coisa do passado. Toma como exemplo o HTC Vive. Este é uma das referências no mercado da Realidade Virtual e é totalmente independente.

Aliás, a HTC será uma das parceiras da Google para o desenvolvimento deste novo dispositivo. Também a Lenovo irá juntar-se à gigante das pesquisas neste processo, tendo ficado um pouco envolto em dúvida se veremos apenas um dispositivo ou se teremos direito a dois antes que termine o presente ano.

De referir ainda que também a Qualcomm irá trabalhar de perto com a Google no mercado da Realidade Virtual. Esta parceira será mais vocacionada para a criação de uma base de design para este tipo de dispositivos, para que possa também servir de referência para outras empresas que se queriam aventurar neste mercado.

Plataforma de Realidade Virtual Daydream passa a ser compatível com o Galaxy S8

Aproveitando este contexto, foi também anunciado que o Samsung Galaxy S8 e S8+ irão suportar a plataforma Daydream. Esta nova funcionalidade irá ser disponibilizada ao público ainda este verão, por via de uma atualização de software.

Também o próximo flagship da LG irá receber o mesmo tratamento. Sem qualquer referência ao seu nome, especulamos que o mesmo seja o futuro LG V30 que, desta feita, terá suporte ao Daydream de forma nativa.

Estas foram as principais novidades que a Google divulgou hoje relativamente ao mercado da Realidade Virtual. Estas são informações entusiasmantes e que, no caso do seu próprio dispositivo, ainda dará pano para mangas.

Faltaram muitos detalhes relativamente a este novo dispositivo, detalhes esses que certamente serão divulgados ao longo dos próximos meses.

Mais assuntos da Google I/O 2017:

Google Home será o novo telefone lá de casa

Google Lens torna a câmara do teu smartphone mais inteligente

Google Assistant estará agora disponível para iPhone!

Carlos Oliveira
Carlos Oliveira
No 4gnews desde 2015, escreve e acompanha as últimas tendências, sobretudo smartphones, para que os leitores estejam sempre bem informados.