A Google está a trabalhar num headset de Realidade Aumentada, com o nome de código Project Iris, que está envolvido no maior dos secretismos.
Ao que tudo indica, a gigante de pesquisa pretende que o equipamento proporcione uma experiência de realidade mista em tudo imersiva.
Imagens reais e gráficos gerados por computador oferecem experiência de realidade mista imersiva
De acordo com uma fonte próxima do projeto, a Google está a trabalhar num headset de Realidade Aumentada que vai recorrer a câmaras direcionadas para o exterior para gravar o mundo real à volta do utilizador. De seguida, o dispositivo adiciona gráficos de computador sobre as imagens do mundo real para proporcionar uma experiência, totalmente imersiva, de realidade mista.
O conceito parece fantástico e torna-se ainda mais sedutor quando se percebe que o equipamento não vai precisar de nenhuma ligação com fios a uma fonte de alimentação. Tudo porque vai ser alimentado por um processador personalizado pela Google, à semelhança da série Pixel 6.
Headset Google pode ter um novo sistema operativo
Espera-se que o dispositivo execute Android, mas algumas informações sugerem que a Google está também a desenvolver um sistema operativo para um dispositivo de Realidade Aumentada. Tal pode significar que a gigante de pesquisa vai conceber um novo sistema operativo, totalmente dedicado a este tipo de equipamento.
Outra das novidades reveladas é que a Google pode recorrer aos seus centros de dados para renderizar alguns gráficos remotamente e, de seguida, enviá-los através da Internet para o referido headset. A confirmar-se a informação, abre-se todo um enorme leque de potencialidades, na área do entretenimento.
Projeto está no segredo dos deuses
Todas estas informações estão a ser avançadas por uma fonte próxima do projeto que pediu ao órgão de comunicação The Verge anonimato, visto estar a falar sobre o assunto sem autorização oficial da Google.
Aliás, o Project Iris, nome de código do novo headset, pode ser a próxima grande aposta da Google que, para já não quer ver pormenores revelados no mundo Web. Ainda que sejam necessárias certificações especiais para aceder ao projeto e este esteja envolto no maior secretismo dentro da empresa, começam já a circular informações sobre o headset.
Ainda de acordo com a mesma fonte anónima, este headset da Google poderá chegar ao mercado só em 2024. Mas até lá, com certeza, que muitas mais informações vão ser reveladas, ainda que a Google tente manter todo o projeto ultrassecreto.
Editores 4gnews recomendam:
- Samsung Galaxy S22: vais poder personalizar o teu smartphone topo de gama
- Xiaomi Redmi K50: estes são os processadores dos 4 novos smartphones
- Xiaomi 12 Ultra: mais pormenores revelados do super smartphone