Google desenvolve tecnologia AI que detecta cancro da mama através de um raio-x

Vitor Urbano
Comentar

A Google continua a apostar forte no desenvolvimento das suas tecnologias de inteligência artificial (AI). Foi confirmado oficialmente um grande avanço tecnológico, ao desenvolverem uma nova tecnologia que consegue analisar de forma autónoma um raio-x, procurando por indícios de células cancerígenas.

Este projeto foi o resultado final de uma importante parceria entre a Google, DeepMind, Cancer Research UK Imperial Centre, Northwestern University e Royal Surrey County Hospital.

Google AI Cancro da Mama

Tecnologia da Google vai permitir um diagnóstico mais preciso do cancro da mama

Esta tecnologia será utilizada como uma ferramenta muito importante para que os radiologistas consigam detetar cancro da mama de uma forma mais eficaz.

Para treinar esta tecnologia AI, a equipa da Google recorreu a mais de 76,000 raio-x de mulheres no Reino Unido e 15,000 dos Estados Unidos. Depois de finalizada a fase de "treino", realizaram o mesmo teste com 25,000 do Reino Unido e 3,000 dos Estados Unidos.

Os resultados obtidos pela nova tecnologia são impressionantes. No que respeita à amostra de mulheres do Reino Unido, conseguiu reduzir falsos negativos em 5,7% e 1,2% nos Estados Unidos. A eficácia na redução de falsos positivos foi ainda maior, alcançando 9,4% no Reino Unido e 2,7% nos Estados Unidos.

Cancro da Mama

Através de uma publicação no seu blog oficial, a Google revelou que os resultados obtidos pela sua tecnologia AI foram melhores que os alcançados pela maioria dos médicos. A empresa afirma que tem como grande objetivo conseguir trazer a sua tecnologia para todos os hospitais, de forma a conseguir realizar deteção de cancro da mama em tempo real.

Esta não é a primeira vez que a equipa de R&D da Google desenvolve tecnologia AI para auxiliar médicos na deteção de doenças. Em 2018, revelaram um modelo que ajudava os médicos a detetar e classificar possíveis doenças cardíacas.

Editores 4gnews recomendam:

Vitor Urbano
Vitor Urbano
Sempre de mão-dada esteve a tecnologia, o desporto e o mundo gaming. Por isso, se não estiver a escrever sobre o que de novo há no mundo da tecnologia, o mais provável é estar a jogar uma partida de Ultimate Team no FIFA 19.