Google deixa escapar data de lançamento do Android 13

Carlos Oliveira
Carlos Oliveira
Tempo de leitura: 2 min.

Atualmente na versão 4 da sua fase beta, o Android 13 está cada vez mais próximo de ser disponibilizado para todos os modelos compatíveis. Esta versão é normalmente considerada candidata a lançamento, o que significa que a versão final já não deverá tardar.

Enquanto uma data oficial para esse lançamento ainda não foi anunciada, eis a primeira pista que nos indica quando é que o Android 13 chegará ao mercado. Pista que, curiosamente, chega diretamente da Google.

Android 13 pode ser lançado para todos em setembro

A pista foi deixada nas notas da atualização de agosto para os smartphones Pixel. Aí, a gigante americana adianta que "o Android 13, conforme lançado no AOSP, terá o patch de segurança de 2022-09-01".

Esta afirmação é interpretada por todos como o provável calendário de lançamento da versão final do Android 13. Ainda que tal possa não acontecer logo no dia 1, o firmware deverá ser disponibilizado já em setembro.

A ser isto verdade, a próxima versão do Android chegará um pouco mais cedo que a sua antecessora. Relembro que a versão final do Android 12 chegou ao mercado no dia 19 de outubro de 2021.

Importa sublinhar que os primeiros modelos a receberem o Android 13 serão os Pixel, tal como aconteceu anteriormente. Os restantes smartphones serão atualizados conforme as políticas e vontade das respetivas fabricantes.

Caso a Google lance efetivamente o Android 13 em setembro, falamos da compilação final do seu sistema operativo. Será a base de trabalho para as restantes marcas do universo Android para a adaptação do mesmo aos seus produtos.

Posto isto, cada marca irá colocar a sua ideologia em cima do Android 13, dando origem às conhecidas interfaces proprietárias que vemos em diversos smartphones. Ou seja, aquilo que cada marca acredita ser a melhor experiência de utilização do sistema operativo da Google.

Só após o lançamento oficial do Android 13 é que as marcas começarão a divulgar os seus calendários para atualização dos seus equipamentos. Com efeito, ainda demorará mais alguns meses até que a maioria dos utilizadores tenha acesso ao Android 13.

Editores 4gnews recomendam:

  • OPPO Reno 8Z 5G é o próximo smartphone Android rival do Xiaomi 12 Lite
  • OnePlus 10T: vê o unboxing em vídeo antes da apresentação oficial
  • Xiaomi revela produto que permite controlar mentalmente outros gadgets
Carlos Oliveira
Carlos Oliveira
No 4gnews desde 2015, escreve e acompanha as últimas tendências, sobretudo smartphones, para que os leitores estejam sempre bem informados.