A Google está a ser alvo de críticas depois de ter pressionado influencers de tecnologia a promoverem apenas o seu novo smartphone Pixel - ou arriscarem-se a ser excluídos de um programa que dava acesso antecipado aos dispositivos.
A gigante da tecnologia convidou criadores de conteúdo a aderirem ao programa “Team Pixel”, que lhes dava acesso antecipado aos dispositivos antes do resto do público. No início deste mês, a Google revelou uma nova linha de smartphones Pixel, concebidos para serem melhor integrados com ferramentas de inteligência artificial.
Se os influencers aderissem ao programa, “esperava-se que apresentassem o dispositivo Google Pixel em vez de qualquer outro dispositivo móvel da concorrência", de acordo com capturas de ecrã obtidas pelo The Verge, que agora circulam nas redes sociais.
Os influencers são avisados de que “se parecer que outras marcas estão a ser preferidas em detrimento da Pixel, teremos de cessar a relação entre a marca e o criador”.
Um acordo de exclusividade
Esta cláusula levantou imediatamente suspeitas entre alguns criadores de conteúdos, que viram a medida como um esforço da Google para garantir críticas positivas ao mais recente modelo Pixel, sob o disfarce de conteúdo patrocinado.
Como o analista Max Weinbach observou, um antigo participante da Team Pixel,a cláusula era uma “coisa nova” este ano.
Além disso, o revisor técnico Adam Matlock disse que estava “formalmente a retirar-se da Team Pixel” como forma de protesto.
“Tem sido uma boa experiência, mas o programa já não está de acordo com a minha ética ou com o melhor interesse do meu canal e do conteúdo que forneço às minhas audiências”, escreveu Matlock no X.
Numa declaração ao The Verge, um porta-voz da Google disse: “O #TeamPixel é um programa distinto, separado dos nossos programas de imprensa e de críticas de criadores”.
O programa Team Pixel é uma colaboração entre a Google e uma empresa de relações públicas chamada 1000heads. Os participantes devem rotular as suas publicações com as hashtags “#teampixel” ou “#giftfromgoogle” para cumprir as regras federais de divulgação.
“O objetivo do #TeamPixel é colocar os dispositivos Pixel nas mãos dos criadores de conteúdos, não da imprensa e dos analistas técnicos”, afirmou o porta-voz. “Falhámos o objetivo com esta nova linguagem que apareceu no formulário #TeamPixel ontem, e foi removida.”