Google dá-te mais controlo sobre as premissões das suas apps

Vitor Urbano
Vitor Urbano
Tempo de leitura: 2 min.

As mais recentes notícias sobre a Google não são do tipo que seria desejado antes do lançamento de novos produtos. Depois dos recentes problemas em assegurar a privacidade dos seus utilizadores no Google+, a empresa de Mountain View está agora a adotar novas medidas nas restantes aplicações.

Devido aos problemas de segurança, a empresa decidiu anunciar que irá terminar o funcionamento da sua rede social. Agora, apenas um dia depois das notícias surgirem, começa a implementar novas medidas no que respeita às permissões de acesso das suas aplicações.

Vê ainda: Google+ será encerrado na sequência de novo escândalo de segurança

Já foi confirmado que estas alterações estão a chegar aos utilizadores de forma faseada. As novas alterações vão conceder aos utilizadores um maior controlo sobre os seus dados pessoais, e a forma como as aplicações podem ter (ou não) acesso às suas informações.

Assim que receberes a atualização, vai-te ser apresentado um pedido de acesso para cada uma das aplicações individualmente. Até agora, o pedido de acesso era estendido a todas as aplicações da Google como um todo.

Google implementa novas medidas para aumentar segurança das suas aplicações

Assim, agora poderás escolher de forma muito mais detalhada quais as aplicações que pretendes deixar aceder às tuas informações. Por exemplo, podes conceder o acesso ao Gmail, mas depois bloquear o acesso do Google Drive.

Ao que parece, estas novas implementações já estão a ser apresentadas para novos utilizadores. Sendo que para utilizadores existentes, poderá apenas chegar a todos durante o princípio de 2019. Ou seja, ainda pode demorar bastante tempo até que estas novas medidas sejam totalmente implementadas.

Numa altura em que os problemas de privacidade dos utilizadores está na ordem do dia, é bastante importante que as grandes empresas tecnológicas façam os possíveis para serem o mais transparentes possível. Ao mesmo tempo que, colocam à disposição dos seus utilizadores o máximo de ferramentas possível para que possa proteger de forma eficaz a sua privacidade.

Apesar de existirem várias formas e práticas de te manteres "seguro" na internet, a menos que estejas disposto a ler os termos e condições de todos os serviços, vai ser difícil que pequenos detalhes não te passem ao lado. Mais ainda, a menos que estejas disposto a fazer alguns "sacrifícios". Certamente que vais acabar por simplesmente "puxar o cabo" da internet e viver num mundo estritamente offline.

Editores 4gnews recomendam:

Google Pixel 3 XL e Pixel 3: Será esta a última fuga de informação?

Google Play Store: 18 aplicações Premium estão Grátis neste momento

Novo Google Chromecast tem um dos desejados detalhes confirmados

Fonte | Via

Vitor Urbano
Vitor Urbano
Sempre de mão-dada esteve a tecnologia, o desporto e o mundo gaming. Por isso, se não estiver a escrever sobre o que de novo há no mundo da tecnologia, o mais provável é estar a jogar uma partida de Ultimate Team no FIFA 19.