Google confirma presença de reconhecimento facial e de gestos no Pixel 4

Carlos Oliveira
Carlos Oliveira
Tempo de leitura: 2 min.

A Google já havia confirmado o design traseiro do seu próximo smartphone e agora confirma a presença de duas novas funcionalidades. Foi no seu blog oficial que a tecnológica anunciou a presença do Face Unlock e Motion Sene no Pixel 4.

A acompanhar esse anúncio, a empresa disponibilizou um pequeno vídeo de demonstração de ambas as funcionalidades. Pelo que podemos ver, ambas parecem funcionar de forma bastante fluída.

O Motion Sense permite que controles o Pixel 4 apenas com gestos

O Motion Sense será a aplicação do Project Soli que a Google anunciou na Google I/O de 2015. Este coloca um mini radar dentro do Pixel 4 que lhe permitirá detetar movimentos feitos nas suas proximidades.

Combinando esses movimentos com um algoritmo desenvolvido para o efeito, o Pixel 4 será capaz de detetar não só a tua presença como os teus gestos. Assim, será possível controlar a reprodução de música, definir alarmes ou silenciar chamadas com um simples gesto.

A Google garante que isto é apenas o princípio da aplicação desta tecnologia. Conforme os smartphones Pixel evoluírem no futuro, também a tecnologia Motion Sense irá evoluir com eles.

Eis que o reconhecimento facial chega ao Google Pixel 4

Outra das confirmações de hoje é a presença do Face Unlock ou reconhecimento facial no Pixel 4. De acordo com a Google, este será o método mais fácil, rápido e seguro para desbloqueares o teu smartphone, Poderá ainda ser utilizado para autenticar pagamentos.

Ao contrário de tecnologias semelhantes, o Face Unlock da Google irá desbloquear imediatamente o Pixel 4, sem a necessidade de qualquer toque no ecrã. Basta que te aproximes do smartphone e caso sejas autenticado com sucesso, o equipamento estará pronto para ser usado.

A Google garante que o seu Face Unlock irá funcionar independentemente do posicionamento do equipamento. Mesmo que o tenhas de "pernas para o ar" o seu desbloqueio facial deverá funcionar na perfeição.

Para tal, o Project Soli irá proativamente ativar os sete sensores presentes na parte frontal do Pixel 4 para que este reconheça quando te aproximas do smartphone. Assim, o Google Pixel 4 estará sempre pronto para ser usado.

A segurança do teus dados biométricos está garantida

O chip Titan M será parte integrante do Pixel 4. Este pequeno processador será responsável pelo armazenamento de todos os dados necessários ao bom funcionamento tanto do Motion Sense como do Face Unlock.

Assim, todo o processamento necessário será feito localmente, impedindo que os dados possam ser intercetados em qualquer servidor online. Só tu terás acesso aos dados necessários para desbloquear o teu Google Pixel 4.

Editores 4gnews recomendam:

  • Samsung Galaxy S11: Eis as primeiras informações sobre o próximo topo de gama
  • Huawei Mate 30 Pro: primeiras informações das suas 4 câmaras traseiras
  • UMIDIGI X trará sensor biométrico no ecrã! A revolução dos smartphones começou!
Carlos Oliveira
Carlos Oliveira
No 4gnews desde 2015, escreve e acompanha as últimas tendências, sobretudo smartphones, para que os leitores estejam sempre bem informados.