A Pesquisa Google é um sinónimo de acesso à Internet e informação em praticamente todo o mundo, com notórias exceções como a China e Rússia. Não obstante, este é o motor de busca dominante no global há cerca de duas décadas com absoluta tranquilidade.
Todavia, o advento de robots de conversação cada vez mais avançados, incorporando os algoritmos de Inteligência Artificial (IA) como o ChatGPT da Open AI, vieram introduzir uma nova e potente variante na equação.
A forma como as pessoas pesquisam por informações na Internet pode mudar fundamentalmente num curto período e a Google sabe disso.
Google está numa corrida contra o tempo
Veja-se, por exemplo, o Bing da Microsoft, por anos uma alternativa satirizada ao motor de busca da Google. Porém, em poucos meses, após incorporar essencialmente o ChatGPT no seu motor de busca, tornou-se numa das soluções mais populares como o comprovam as tabelas de downloads na Google Play Store e App Store, por exemplo.
Escusado será dizer, é claro, que a Google tem um longo caminho a percorrer até alcançar e quiçá superar as capacidades da Microsft com o seu Bing. Sundar Pichai, homem forte da Google, veio asseverar o compromisso da Google com a adaptação e integração das capacidades da IA no seu próprio motor de busca.
Resta saber, é claro, quando é que será efetivamente implementada esta função de conversação. De pesquisa avançada, dinâmica, mais humana e ciente do contexto. Algo que só quem já experimentou o chatbot do ChatGPT pode ousar dizer, conheço as suas capacidades!
Chatbot com IA conformado para o motor de pesquisa Google
Foi durante uma entrevista cedida por Sundar Pichai ao The Wall Street Journal que o executivo confirmou o desenvolvimento de um robot de conversação a ser integrado na pesquisa Google. Segundo Pichai, os utilizadores vão poder perguntar "absolutamente" tudo o que quiserem a este novo "companheiro" digital.
Garantiu também que graças aos modelos de aprendizagem de linguagem, esta IA estará mais consciente do contexto, das expressões dos utilizadores e entregará informação mais personalizada.
Porém, o mesmo executivo coibiu-se de entregar informação mais precisa sobre a data de disponibilidade deste novo trunfo para a pesquisa Google. Aliás, tampouco sabemos se este chatbot será baseado no Google Bard, estreado no mês de março.
Mercado competitivo obriga Google a acelerar o seu desenvolvimento
A competição aguerrida pela introdução dos algoritmos de IA em cada vez mais produtos não deixou nenhuma tecnológica de relevo indiferente. Porém, a Google é uma das que mais tem tardado em dar a conhecer exatamente o que pretende fazer com o fenómeno ChatGPT e tudo o que este acarreta.
Não obstante, é certo que a empresa acatará do seu produto mais lucrativo, precisamente o seu motor de busca. Segundo os dados mais recentes, só em 2021 as receitas geradas pela apresentação de publicidade no motor de busca da Google superaram os 162 mil milhões de dólares.
Ora, escusado será dizer que a empresa tudo fará para manter a sua supremacia no mercado dos motores de pesquisa face ao recente pico de interesse no Bing da Microsoft causado sobretudo pela incorporação do ChatGPT.
Por fim, resta aguardar mais algumas semanas para, creio eu, ficarmos a conhecer o novo chatbot a marcar presença na Pesquisa Google, o mais tardar durante a próxima Google I/O 2023.
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