Google começa a enviar notificações para as 'melhores aplicações'

Carlos Oliveira
Comentar

Um dos membros do site AndroidWorld.nl começou a receber um novo tipo de notificação da Play Store. Através do seu painel de notificações, ele começou a ser alertado para as melhores aplicações para tomar notas.

Notificações aplicações

Esta mesma notificação apareceu tanto no seu Google Pixel 3 XL como no Samsung Galaxy Note 8. Este cenário dá a entender que estas novas notificações deverão ser destinadas a todos os utilizadores.

Depois de carregar na notificação em causa, o utilizador é guiado para a secção "Notificações" presente na Google Play Store. Aí são mostradas aquelas apps que a norte-americana considera serem as melhores de um determinado tipo.

Neste caso concreto, é mostrada uma lista onde aparecem aplicações como Dropbox Paper, Evernote ou Google Keep. Como podes constatar é um leque de aplicações relacionadas com o ato de tomar anotações no smartphone.

Método de apresentação destas notificações está por descobrir

Até ao momento, ainda não é possível perceber de que forma é feita a seleção das notificações a enviar. O utilizador em causa refere que não pesquisou ou instalou qualquer aplicação deste género nos últimos tempos.

Isso deixa a antever que a seleção das notificações a serem enviadas é feita mediante parâmetros alheios ao histórico recente dos utilizadores. Talvez, no futuro, outro tipo de apps comece a ser divulgada da mesma forma.

Há algum tempo que a Google anunciou que passaria a notificar sobre negócios ou aplicações que considera vantajosas para os utilizadores. Talvez este seja o mais recente método adotado pela empresa para essa publicidade.

Não sabemos se estas notificações estão limitadas a determinados mercados

Atualmente é difícil aferir o quão generalizado está a ser o envio destas notificações. Até ao momento ainda não recebi nenhum alerta do género, portanto, poderá ainda demorar algum tempo até que o nosso mercado tenha o mesmo tratamento.

Editores 4gnews recomendam:

Comentar
Carlos Oliveira
Carlos Oliveira
Tendo já passado por várias casas, a 4gnews é aquela que me segura desde 2015. Com um desejo insaciável de me manter atualizado tecnologicamente, a partilha desse conhecimento é apenas o seguimento natural das coisas.