Google começa a disponibilizar a versão final e estável do Android 11

Carlos Oliveira
Carlos Oliveira
Tempo de leitura: 2 min.

A Google anunciou, através do seu blog oficial, a chegada da versão final do Android 11. Depois de vários meses de testes intensivos, a mais recente versão do seu sistema operativo para dispositivos móveis está finalmente pronta para chegar aos utilizadores.

Como tem sido hábito, os primeiros smartphones a receber o Android 11 serão os Pixel, com exceção da primeira geração. Se tens um equipamento Pixel e ainda não recebeste a atualização, está na hora de verificar se ela já está disponível para ti.

Mais marcas estão, este ano, na linha da frente para receber o Android 11

Um campo em que a Google se tem esforçado nos últimos anos é nas atualizações e esses esforços começam a dar frutos. Foi com prazer que a empresa anunciou quais as marcas que, em breve, irão receber a atualização para o Android 11.

Brevemente, modelos selecionados da Xiaomi, Oppo, OnePlus e Realme irão juntar-se ao leque de modelos a correr a nova versão do Android. É curioso notar como as marcas chinesas começam a ter cada vez mais relevância, mesmo no capítulo das atualizações de sistema.

Do lado da Xiaomi, já foi prometido que os Mi 10 e Mi 10 Pro, que participaram no programa beta, receberão a versão final muito em breve. Para quem tiver um OnePlus 8 ou OnePlus 8 Pro, já se encontra disponível a primeira beta da OxygenOS 11, baseada precisamente no Android 11.

As principais novidades do Android 11

A nova versão do sistema operativo da Google tem um grande foco na segurança dos dados dos utilizadores. Além de modificar um pouco as regras como as aplicações podem aceder aos dados de outras, poderás dar permissões únicas a cada uma delas.

As notificações também foram alvo de novidades, estando agora separadas por grupos. Em primeiro lugar, encontrarás as notificações relacionadas com conversações. Em segundo lugar, terás acesso aos alertas e só depois verás aquelas que se consideram menos importantes.

Esta versão do Android traz ainda um novo painel para as aplicações recentes, coloca controlos da tua casa inteligente no menu de ligar / desligar o equipamento. De mencionar ainda a introdução das bolhas que tão bem conhecemos do Facebook Messenger a chegarem a mais apps e muito mais.

Editores 4gnews recomendam:

  • OnePlus 10: este seria o design de sonho do smartphone
  • Xiaomi está a pensar num smartphone como nunca viste
  • Governo da China propõe iniciativa que pode tramar a Huawei
Carlos Oliveira
Carlos Oliveira
No 4gnews desde 2015, escreve e acompanha as últimas tendências, sobretudo smartphones, para que os leitores estejam sempre bem informados.