Google coloca IA a fazer resumos de aplicações na Play Store

Carlos Oliveira
Carlos Oliveira
Tempo de leitura: 1 min.

O alargamento da Inteligência Artificial (IA) para a Play Store foi recentemente sugerido e agora a Google acaba de oficializar essa funcionalidade. Com efeito, doravante terás mecanismos de IA a gerar resumos das aplicações presentes nesta loja.

Trata-se de um reforço da presença da Inteligência Artificial na loja de aplicações da Google. Após a sua presença na secção de perguntas frequentes, temos agora esta tecnologia a detalhar os propósitos das apps presentes neste local.

Destaques das apps da Play Store são agora gerados por IA

Esta nova função chega com a versão 40.2 da Google Play Store. Portanto, se estás interessado em experimentar esta novidade, deves instalar já a sua versão mais recente no teu smartphone.

Com esta novidade, a Google implementa uma nova secção na página da app. Esta nova secção fica conhecida como "destaques da app", descrição bastante elucidativa do seu propósito.

Google Play Store IA
Créditos: GApps Flags & Leaks

A Google explica que neste local encontrarás detalhes da aplicação gerados pela Google AI. Ao carregar nesse cartão, verás as principais funcionalidades oferecidas pela aplicação de forma simples e concisa.

Se estiveres perante uma aplicação nova e queres saber aquilo que ela faz, este é o resumo que necessitas. Com essa informação poderás perceber se a app em questão satisfaz os teus desejos.

A primeira vez que ouvimos falar desta novidade foi no início do ano. Há data, as notícias davam conta de que a Google estaria a testar esta funcionalidade junto de um grupo limitado de utilizadores, mas agora temos a sua disponibilização oficial.

Este é mais um exemplo de como a IA começa a tornar-se numa visão cada vez mais comum. Todavia, agora estamos perante uma implementação que não depende da vontade do utilizador.

Com esta decisão, a Google está a "forçar" os utilizadores a conviverem com a IA na Play Store. Ainda assim, este recurso presente na loja de aplicações da empresa tem por objetivo ajudar os utilizadores a tomarem decisões conscientes e informadas.

Carlos Oliveira
Carlos Oliveira
No 4gnews desde 2015, escreve e acompanha as últimas tendências, sobretudo smartphones, para que os leitores estejam sempre bem informados.