Google Chrome vai usar inteligência artificial para descrever imagens a invisuais

António Guimarães
António Guimarães
Tempo de leitura: 1 min.

A Google anunciou uma nova função do Chrome que será extremamente útil para invisuais ou utilizadores com problemas de visão. A função fará uso de inteligência artificial para analisar e reconhecer imagens, fornecendo descrições das mesmas em texto ou voz.

É utilizada a mesma tecnologia implementada na pesquisa de imagens como no Google Fotos, por exemplo. Se abrires a app e pesquisares palavras-chave como "sol", "praia", "carros", vão aparecer fotografias tuas que correspondem às palavras, caso as tenhas.

Esta é uma forma de aumentar a acessibilidade à internet para quem necessita. O conteúdo na internet é maioritariamente visual sendo que invisuais necessitam destas ferramentas embutidas nas aplicações ou de ecrãs que suportem Braille.

Ferramentas atuais para invisuais podem não ser suficientes

Laura Allen, uma das gestoras de acessibilidade no Chrome, tem problemas de visão. Allen explica que quando utiliza um leitor de ecrã ou leitor Braille, as descrições são insuficientes aparecendo apenas como "imagem" ou "componente visual não identificada". No pior dos casos, o utilizador ouve uma série de números que corresponde ao número do ficheiro da imagem.

Com esta nova ferramenta do Google Chrome, as imagens irão receber uma descrição minimamente decente. Os utilizadores são alertados que a descrição é gerada artificialmente e pode não estar 100% correta mas ficam com uma ideia geral dos elementos da imagem.

Esta função está nas definições avançadas de acessibilidade do Google Chrome. É possível ainda clicar com o botão direito numa página e pedir descrição das imagens existentes. Os utilizadores continuarão a necessitar de um leitor de ecrã com saída de voz ou Braille.

Editores 4gnews recomendam:

  • Google lança um novo serviço grátis perfeito para quem tem Chromecast!
  • Honor V30 vai ser muito parecido com o Huawei Mate 20, revelam novas imagens
  • Redmi K20 já está a receber versão estável da MIUI 11! Xiaomi Mi 9T deverá ser o próximo
António Guimarães
António Guimarães
Juntamente com os seus atuais companheiros Mi A2 e Surface Go, batalha para elucidar as massas sobre todos os acontecimentos da esfera tecnológica. "Informação é poder" é a frase que o acompanha diariamente. Talvez um dia a coloque numa t-shirt.