Google Chrome vai ficar mais seguro com regras que impedem entrada de extensões maliciosas

António Guimarães
António Guimarães
Tempo de leitura: 2 min.

A Google atualizou as suas políticas no Chrome de forma a desencorajar táticas enganadoras de instalação de extensões ou add-ons na Web Store.

Em primeiro lugar, as instalações de extensões fora da loja foram removidas. Anteriormente, era possível instalar extensões diretamente na página oficial do criador, uma ação pouco segura pois pode levar a instalações de programas não autorizados.

A partir de agora só conseguirás instalar extensões diretamente na Chrome Web Store, onde as mesmas são autorizadas pela Google.

Algumas das táticas enganadoras utilizadas por programadores mal-intencionados envolvem:

  • Botões enganadores que quando clicados, executam outras funções além de instalar a extensão (abrir páginas, descarregar ficheiros)
  • Esconder informação sobre a extensão alterando o tamanho da janela da Chrome Web Store

Imagina que instalas uma extensão para fazer compras online, por exemplo. A extensão promete garantir a tua segurança ao fazeres compras através da mesma. Caso seja um add-on malicioso, podes ser levado a uma página onde os teus dados financeiros serão recolhidos.

O que são extensões de navegador?

As extensões são, como o nome indica, formas de expandir a experiência de utilização num navegador, neste caso do Google Chrome. Se visitares a Chrome Web Store, encontras uma panóplia de extensões que servem vários propósitos.

Existem extensões de aplicações existentes com o Google Keep e Google Drive, por exemplo. Podes encontrar extensões para fazer capturas de ecrãs, guardar atalhos, armazenar separadoras para acesso fácil ou até temas para personalizar o navegador.

Eis algumas extensões úteis e seguras caso utilizes Google Chrome

Save to Pocket

Esta extensão é essencialmente uma pasta de favoritos mas com mais funcionalidades. Assim que encontrares um conteúdo que desejas basta clicares no símbolo do bolso e a página fica guardada de imediato. Podes ainda organizar as páginas por pastas e essencialmente manter a tua área de trabalho limpa.

Language tool

Caso passes muito tempo a escrever ao computador, o Language tool pode ser-te útil. Disponível em várias línguas incluindo português e inglês, esta extensão é um corretor automático que corrige todas os erros que fizeres em múltiplos sites. Existe ainda a função de overview que analisa um texto completo para possíveis erros e corrige tudo de uma vez só.

Session Buddy

Esta é uma ferramenta muito poderosa para produtividade. Se fores como eu e tiveres vários separados abertos constantemente, o Session Buddy ajuda-te a organizá-los. Essencialmente podes guardar a tua 'sessão' com todos os teus separadores. Mesmo que encerres o Chrome e o teu computador, a extensão irá disponibilizar tudo o que guardares à distância de um clique.

António Guimarães
António Guimarães
Juntamente com os seus atuais companheiros Mi A2 e Surface Go, batalha para elucidar as massas sobre todos os acontecimentos da esfera tecnológica. "Informação é poder" é a frase que o acompanha diariamente. Talvez um dia a coloque numa t-shirt.