Google Chrome vai ficar ainda mais seguro! Sabe como

António Guimarães
António Guimarães
Tempo de leitura: 1 min.

Na versão para desktop do Google Chrome, quando o utilizador preenche um formulário num site que não é considerado seguro, o símbolo do cadeado na barra de endereços fica aberto. Isto indica ao utilizador que está a navegar num site potencialmente inseguro. Contudo, é um aviso fácil de ignorar.

De acordo com a The Next Web, isso vai mudar na próxima atualização do Google Chrome. Quando o utilizador estiver a preencher um formulário num site considerado inseguro, o Google Chrome vai apresentar uma notificação a informá-lo dos riscos associados, relembrando o utilizador da situação.

A notificação vai aparecer logo à frente do utilizador, já como aparece o aviso de quando é visitado um site inseguro e o navegador questiona se a intenção é prosseguir ou não. Haverá uma opção de "enviar formulário de qualquer forma", mas estará mais dissimulada, de forma a que o utilizador não clique sem querer.

Esta funcionalidade é parecida com o bloqueio de downloads, já existente no Google Chrome. O navegador verifica a fonte do download e caso seja considerada insegura, a transferência é bloqueada e o ficheiro eliminado, não chegando ao PC do utilizador. Assim sendo, caso um formulário não esteja devidamente seguro por HTTPS, irá ativar a mensagem de aviso.

Quando chega a novidade?

A novidade irá chegar no Google Chrome 85, cujo lançamento está planeado para o final de agosto. Não foi indicado se o Google Chrome Beta já possui esta função, mas é provável que não. Visto ser uma função de segurança, a Google irá aguardar até ao lançamento estável para incluí-la.

Editores 4gnews recomendam:

  • Google prepara-se para encerrar uma das mais populares Apps!
  • Google Maps vai ficar ainda mais detalhado com a nova atualização
  • Cartão Samsung Pay já chegou à Europa! Mas Portugal ainda terá de esperar
António Guimarães
António Guimarães
Juntamente com os seus atuais companheiros Mi A2 e Surface Go, batalha para elucidar as massas sobre todos os acontecimentos da esfera tecnológica. "Informação é poder" é a frase que o acompanha diariamente. Talvez um dia a coloque numa t-shirt.