Google Chrome vai destacar-se da concorrência com simples, mas importante adição

Vitor Urbano
Vitor Urbano
Tempo de leitura: 1 min.

Apesar do inegável domínio do Google Chrome perante os vários browsers que continuam a tentar ganhar destaque, a empresa continua a apostar na constante evolução do popular browser. Na mais recente versão Chrome 85 beta, vai ser lançada uma nova métrica chamada Web Vitals.

Nesta primeira aparição, a sua implementação será muito simples, mas ao mesmo tempo muito útil. Basicamente, os utilizadores vão passar a ter acesso imediato a informação sobre a velocidade de carregamento da página que estão prestes a aceder. Esta informação é dada com a adição de um simples badge "Fast page".

No Google Chrome 85 beta, sempre que fizeres um clique prolongado num link, vais poder ver o novo badge no menu contextual, dando-te a informação adicional sobre a qualidade da página que estás prestes a abrir.

Como é feita a atribuição do novo badge no Google Chrome

A forma de atribuição da nova classificação é muito simples. Sempre que um site/página consiga superar todos os requisitos estabelecidos pelo Core Web Vitals, vai-lhe ser atribuída a nova etiqueta.

Para já, começaram apenas a lançar a nova funcionalidade para alguns utilizadores, mas desde que o utilizador já tenha o Chrome 85 Beta pode ser ativado através das Flags. Caso ainda não tenha sido ativada automaticamente, basta seguires estes simples passos:

  • Acede à página "chrome://flags"
  • Pesquisa por "Context menu performance info and remote hint fetching"
  • Ativa esta opção e reinicia o Google Chrome

O projeto Web Vitals foi apenas lançado em maio deste ano, com o principal objetivo de conseguir revelar aos utilizadores quais os sites que melhor performance apresentam. Além disso, colocam também à disposição dos programadores um conjunto de métricas que facilitam a otimização dos seus sites.

Além de ter revelado durante a sua apresentação que eventualmente irá utilizar estas métricas para o ranking de páginas nos resultados de pesquisa, a Google confirmou agora que em breve irão implementar mais etiquetas em diferentes secções da interface do Google Chrome.

Editores 4gnews recomendam:

  • Google prepara-se para encerrar uma das mais populares Apps!
  • Mensagens Android: Nova funcionalidade resolve um possível problema
  • Huawei: até os smartphones com Google estão em risco! Sabe a razão
Vitor Urbano
Vitor Urbano
Sempre de mão-dada esteve a tecnologia, o desporto e o mundo gaming. Por isso, se não estiver a escrever sobre o que de novo há no mundo da tecnologia, o mais provável é estar a jogar uma partida de Ultimate Team no FIFA 19.