A Google está atualmente a testar uma nova função de segurança extremamente útil para o seu navegador Google Chrome. Na prática, sempre que uma das extensões para o browser for sinalizada como malware, ou removida, o utilizador será prontamente avisado.
Desse modo, caso uma determinada extensão seja retirada da Chrome Web Store por integrar malware, o utilizador terá assim um aviso importante para poder, também ele, remover o quanto antes esse mesmo conteúdo. Teremos assim uma nova camada de segurança.
Extensões são uma poderosa ajuda para qualquer Browser
Face à enorme quantidade de extensões para o navegador mais popular do mundo, uma parte destes conteúdos acaba por ser indesejado ou mesmo nefasto. Ainda que os filtros da Google para a sua Chrome Web Store seja, exigentes, certo é que ainda encontramos bastantes extensões inúteis, ou mesmo nefastas.
Em todo o caso, certo é que estas extensões para o Chrome acabam por acrescentar produtividade, personalização e até diversão para o uso normal do navegador. Contudo, são também estas extensões um alvo comum das campanhas de malware na Internet.
Mais concretamente, é comum encontrar algumas extensões que injetam publicidade durante a utilização do Chrome, ou que nos encaminham para páginas de anúncios e pop-ups diversos. Outras que tal, apontam-nos para páginas de afiliados com ligações à procura do nosso clique.
Infelizmente são alvo comum de campanhas de malware
O pior de tudo? As extensões infetadas com malware espião, capaz de registar não só o nosso histórico de navegação, como também as nossas credenciais do Gmail, conta Google, conta do Facebook, etc.
O problema? Estas extensões continuam a chegar mais rápido à Chrome Web Store do que os programadores e a Google as remove desta mesma plataforma. O potencial de infeção e sucesso destas campanhas é simplesmente demasiado grande para os piratas informáticos abrandarem o ritmo das suas atividades.
Dito isto, assim que a compilação Google Chrome 117 chegar ao domínio público, sempre que uma extensão seja removida da Chrome Web Store, ou sinalizada como contendo malware, o utilizador será prontamente avisado.
Google Chrome 117 avisará se uma extensão foi removida da Web Store
Assim sendo, ficaremos a saber se uma das extensões que temos instaladas é prejudicial e deve, por segurança, ser removida sem mais questões. Atualmente a funcionalidade está em fase de testes no Chrome 116, já presente nas funções experimentais.
Os mais curiosos já podem ativar esta nova função através das Flags do Chrome. Para tal, basta inserir na barra de endereços o seguinte comando / endereço "chrome://flags/#safety-check-extensions". Serão então levadas para a página das Chrome Flags.
Em seguida devem ativar a função "Extensions Module in Safety Check", ativando a função através do presente menu. Em seguida, após reiniciar o navegador Google Chrome, já terão esta funcionalidade ativa.
Podem já ativar esta Flag no Google Chrome
Poderão encontrar a mesma junto da secção Segurança e Privacidade no Google Chrome. Será nessa secção que poderão encontrar um resumo - uma espécie de painel de segurança para as extensões - onde podem assim fazer a revisão de cada extensão.
Estas novidades foram avançadas primeiramente pela publicação BleepingComputer, dando conta deste importante reforço de segurança que, aliás, devia ser implementado nos demais navegadores.
As extensões do Google Chrome podem ser removidas da Chrome Web Store por várias razões. Podem ser os próprios programadores a remover a mesma, ou a Google caso detete alguma violação das suas políticas de utilização e segurança.
Em todo o caso, o utilizador do Chrome ficará assim a saber se uma das extensões que tenha instalado foram removidas da loja oficial de conteúdos para o browser Google Chrome.
Editores 4gnews recomendam: