O Google Chrome é o navegador mais utilizado no mundo e, em breve, terá esta incrível funcionalidade aos seus milhões de utilizadores. Em causa está a opção de leitura de texto em voz alta.
Esta funcionalidade não será estranha para os utilizadores do Microsoft Edge. Tal como o seu nome sugere, o objetivo é ler os textos que aparecem no ecrã em voz alta, sempre que o utilizador o desejar.
Leitura de texto em voz alta é a nova funcionalidade do Google Chrome
Esta nova funcionalidade para o Google Chrome ainda não está disponível para todos os utilizadores. Está, por enquanto, apenas acessível na versão Canary deste popular navegador, portanto, ainda em carácter experimental.
Graças a esta opção, os utilizadores poderão despoletar uma leitura em voz alta de qualquer artigo ou texto que encontrem na imensidão da internet. Uma excelente opção de acessibilidade se, por algum motivo, não poderes ou não desejares ler esse texto.
Segundo é avançado por fontes que já tiveram acesso a esta opção, a Google desenvolveu uma interface bastante interessante. Conforme o texto vai sendo lido, a frase em causa é destacada, enquanto aquelas que já foram lidas desvanecerão.
Deste modo, o utilizador poderá acompanhar a leitura em voz alta, se for esse o seu desejo. Permitirá que não te percas no processo de leitura, caso estejas com os olhos no ecrã mesmo enquanto o texto é lido em voz alta.
Serão várias as opções ao dispor dos utilizadores de modo a fazer desta leitura em voz alta ainda mais eficaz. Será possível, por exemplo, controlar o ritmo a que o texto é lido, ajustando a sua velocidade de reprodução.
Os traços estéticos desta funcionalidade são ainda um detalhe em aberto. Quer isto dizer que a Google está a estudar formas de melhorar a interface da leitura em voz alta para melhor adaptar-se aos desejos dos utilizadores.
Ainda não se sabe quando é que esta opção chegará ao canal estável do Google Chrome. Por enquanto, pode ser testada na versão Canary do navegador e esperamos que, em breve, seja disponibilizada para todos.
Editores 4gnews recomendam: