O navegador mais popular do mercado, o Google Chrome, prepara-se para receber uma nova funcionalidade que coloca a privacidade do utilizador em primeiro lugar. Em causa, a nova opção "Esconder IP" bem explicativa do seu propósito.
Esta opção dará aos utilizadores novos mecanismos que permitirão esconder o seu endereço de IP enquanto navegam na internet. O objetivo é proteger os utilizadores do uso indevido deste vetor de identificação no mundo web.
Google Chrome permitirá nativamente esconder o endereço IP dos utilizadores
Os endereços de IP são essenciais para uma navegação eficiente na internet, porém, representam igualmente um risco para a privacidade dos utilizadores. Através desta informação, é possível monitorizar a atividade de utilizador na internet e até descobrir a sua localização geográfica.
Com a funcionalidade "Esconder IP", a Google almeja potenciar a privacidade e segurança dos internautas. Para isso, passará a esconder os endereços de IP em servidores proxy, tornado este identificador invisível a outros domínios.
Esta opção será integrada num conjunto de funcionalidades em constante evolução. Isso significa que a opção continuará a adaptar-se para salvaguardar os interesses dos utilizadores perante rastreamento entre sites e outros vetores de compromisso à nossa privacidade.
"O Chrome está a reintroduzir uma proposta para proteger os utilizadores contra rastreamento entre sites por meio de endereços IP. Esta proposta é um proxy de privacidade que anonimiza endereços IP para tráfego qualificado conforme descrito."
A opção "Esconder IP" terá uma disponibilização faseada. Numa fase inicial, à qual a Google chama fase 0, serão usados apenas servidores da norte-americana para mascarar o IP dos utilizadores.
Infelizmente, isto indica que a funcionalidade poderá ficar inicialmente limitada aos EUA. Esperamos que, futuramente, outros mercados possam ser adicionados a este importante medida.
Nas fases seguintes, espera-se que a Google adicione mais recursos que aumentem a privacidade dos utilizadores. Isso poderá passar por um mecanismo que utilizará dois servidores proxy, com o recurso a um servidor externo à Google.
Google não esconde algumas preocupações com esta novidade
Nem tudo é benéfico com a possibilidade de esconder endereços IP e a Google é honesta com essa realidade. Com efeito, é a própria empresa a esclarecer algumas desvantagens desta opção.
Ao mascarar estes endereços, a tarefa de prevenir ataques DDoS e deteção de tráfego inválido torna-se mais complicada. Há ainda preocupações com a possibilidade de os servidores da Google serem comprometidos, o que significa que o seu autor poderá ter acesso a toda a informação de rede que passa pelo proxy.
Para mitigar essas preocupações, a Google poderá requerer que os utilizadores de identifiquem junto do servidor proxy. Algo que irá prevenir a ligação de solicitações web a contas específicas e introduzir limitações para a prevenção de ataques DDoS.
Numa fase inicial, a funcionalidade de "Esconder IP" será opcional. Caberá aos utilizadores decidir quando e se desejam ter esta opção ativa no seu browser.
A Google irá testar esta funcionalidade entre as versões 119 e 225 do Chrome. Portanto, poderá demorar um pouco até ficar disponível para todos.
Editores 4gnews recomendam: