Google Chrome: popular browser testa função incrível para Android

Rui Bacelar
Comentar

O Google Chrome é o navegador mais usado nos dispositivos Android e, muito em breve, receberá um novo controlo de segurança para evitar que, ao sair da app, se percam informações possivelmente importantes. A novidade chega primeiro ao universo Android.

Estamos perante uma verificação de fecho de todos os separadores abertos na aplicação Google Chrome com o intuito de evitar um fecho acidental. Será, para a maioria dos utilizadores, uma salvaguarda quando queremos voltar a consultar alguma informação.

Aviso de fecho de separadores já em testes no Google Chrome

Google Chrome

As novidade foram avançadas primeiramente pelo portal XDA Developers, dando conta da presença deste novo controlo nas opções de teste. Isto é, a partir do Chrome Canary, nas flags onde podemos encontrar novas funções e novidades em fase de teste.

Vimos também a publicação TechDows a dar conta da chegada do controlo "Close all tabs modal dialog”, ou seja, uma nova janela de diálogo que alertará o utilizador ao sair do Google Chrome. Assim, poderá evitar o fecho de todos os separadores abertos.

Importa ainda notar que, a partir do Chrome Canary 100 é possível encontrar a nova flag no seguinte diretório: chrome://flags. Aí, em seguida, podem encontrar e ativar a função "Close all tabs", que fará aparecer a nova janela de diálogo em cada sessão.

Função já disponível para teste no Google Chrome Canary

Google Chrome Canary

Assim que a funcionalidade estiver ativa o utilizador pode simplesmente pressionar a tecla "Cancel" para cancelar o fecho dos separadores. Por outro lado, pode também pressionar o "Close all tabs" e, como indica o botão, fechar todos os separadores.

Em seguida, ao voltar a abrir o browser este apresentará um único separador em branco, a página inicial tipicamente com o motor de busca da Google. Ou seja, ao fechar todos os separadores a memória é limpa e a aplicação encerrada nos dispositivos Android.

Por fim, caso queiram testar já esta função podem fazer o download do Chrome Canary, através da Play Store, não tendo ainda a novidade chegado às flags do Chrome (estável).

Editores 4gnews recomendam:

Rui Bacelar
Rui Bacelar
Na escrita e comunicação repousa o gosto, nas leis a formação. Ocupa-se com as novidades de tecnologia na 4gnews. Email: ruifbacelar@gmail.com