Google Chrome pode receber poderoso recurso, mas só para Desktop

Rui Bacelar
Rui Bacelar
Tempo de leitura: 2 min.

O browser mais popular do mundo é o Google Chrome, um programa gratuito para Desktop (computador), bem como uma app grátis para Android e iOS (iPhone), repleta de funcionalidades. Em breve, contudo, há uma novidade que pode chegar apenas ao desktop.

Trata-se da possibilidade nativa de efetuar uma captura de ecrã (vulgo printscreen) com botão dedicado na barra superior do navegador Google Chrome. Esta melhoria está disponível, atualmente, apenas no canal Chrome Canary onde foi agora detetada.

Função já disponível através do canal de testes Chrome Canary

Mais concretamente, foi no Chrome Canary 98, a versão experimental, que a publicação Real Me Central encontrou os primeiros indícios do novo botão para capturas de ecrã. Segundo a fonte, é possível captar, editar e partilhar os screenshots no Chrome.

Ainda que tanto o sistema operativo Windows da Microsoft como o macOS da Apple tenham, cada um, atalhos para o efeito - e apesar de existirem várias extensões para o Chrome para esse propósito - nativamente não temos essa opção no Google Chrome.

Não obstante, a possibilidade de partilhar parte, ou toda a página, é um recurso usado amiúde, não só em contexto de trabalho, mas também no uso casual. Desse modo, é de bom grado que acolhemos tal possibilidade futura a chegar a este navegador.

Similar à implementação para Android e iOS, mas otimizada para Desktop

Ainda que em ambos os sistemas operativos seja relativamente fácil tirar uma captura de ecrã, para os utilizadores menos letrados no uso da tecnologia, ter um botão dedicado às capturas de ecrã virá indubitavelmente simplificar esta tarefa comum.

Aliás, não só será mais fácil obter capturas de ecrã, como também o processo de partilha será simplificado. Na prática, poderemos captar o que é apresentado no ecrã, editar esses mesmo conteúdo (ajustar as dimensões / recortar), bem como a sua partilha.

O processo de ativação destas funções é simples, a saber:

  • Abrir o Google Chrome Canary versão 98
  • Escrever - na barra de endereços - "chrome://flags" e pressionar Enter
  • Procurar as funções "Desktop Screenshots” e “Desktop Screenshots Edit Mode - Ativar ambas (Enabled)
  • Reiniciar o Google Chrome Canary

Após a ativação destas funções deverá ser apresentada a nova função "screenshot" ao pressionar o botão de Partilha. Este botão está presente, no Chrome Canary, na barra de endereços, no topo - ou Omnibox - seguindo a terminologia da Google.

Note-se que nem todos os utilizadores poderão ter já esta funcionalidade - apenas no Chrome Canary. De qualquer modo, qualquer utilizador pode fazer o download desta versão experimental do Chrome e começar já a tirar partido das novidades.

Importa frisar que esta opção ainda apresenta vários bugs. Isto é, o seu funcionamento não é de todo estável ou isento de falhas. É, aliás, uma das funções em fase de desenvolvimento, não sendo uma "novidade" completa.

Por fim, esta função pode, eventualmente, chegar também à versão estável do Google Chrome. No entanto, não há garantias de que tal suceda, estando atualmente no canal de testes.

Editores 4gnews recomendam:

  • Spotify já permite bloquear os outros utilizadores na sua plataforma de música
  • Xiaomi 12 a chegar às lojas em dezembro com o Snapdragon 898 da Qualcomm
  • OPPO Reno7: prepara-te para estes quatro novos smartphones Android
Rui Bacelar
Rui Bacelar
O Rui ajudou a fundar o 4gnews em 2014 e desde então tornou-se especialista em Android. Para além de já contar com mais de 12 mil conteúdos escritos, também espalhou o seu conhecimento em mais de 300 podcasts e dezenas de vídeos e reviews no canal do YouTube.