Google Chrome para Android prepara nova funcionalidade que vais adorar se não gostas de escrever

Filipe Alves
Comentar

Se és daqueles que prefere falar em vez de escrever, o Google Chrome para Android prepara-se para implementar uma funcionalidade que vais gostar.

A nova característica já aparece numa "flag" para alguns utilizadores e adiciona um botão de microfone no topo do browser junto à barra de URL.

Como funcionará a nova funcionalidade do Google Chrome para Android

Google chrome

A funcionalidade, segundo o pessoal do XDA, funcionará como uma autêntica Google Assistant. Ou seja, em vez de escreveres "4gnews.pt" na barra de URL, poderás clicar no microfone e solicitar pelo site apenas dizendo "abre o site 4gnews.pt".

Ainda que os detalhes da futura pesquisa não sejam definidos, acredita-se que será algo do género. Além disso, funcionará como típica pesquisa Google.

Ou seja, podes clicar no microfone e solicitar aquilo que bem entenderes. O browser mostrará a resposta logo de seguida. Tal como escreveres uma questão na Pesquisa Google.

Como ativar a funcionalidade

Google Chrome

De referir que esta funcionalidade ainda não está disponível para todos. Dessa forma, é possível que não consigas ativar no teu Google Chrome. Porém, acredita-se que não demore muito até que chegue ao teu smartphone.

Em síntese, só tens de escrever no URL do Google Chrome "chorme://flags". Logo depois procurar por "Voice" e encontrar a funcionalidade que diz "Voice button on top bar".

Como referi, do meu lado por exemplo, essa funcionalidade não aparece no Google Chrome. Aliás, também não aparece ainda no Canary, o browser que normalmente testa todas as novidades do Google Chrome.

Em suma, temos de ter um pouco de paciência. Esta funcionalidade é interessante para quando estás com as mãos ocupadas e queres fazer uma rápida pesquisa, porém, para pouco mais servirá. Pelo menos para já.

Editores 4gnews recomendam:

Filipe Alves
Filipe Alves
Fundador do projeto 4gnews e desde cedo apaixonado pela tecnologia. A trabalhar na área desde 2009 com passagens pela MEO, Fnac e CarphoneWarehouse (UK). Foi aí que ganhou a experiência que necessitava para entender as necessidades tecnológicas dos utilizadores.