Google Chrome: o teu PC pode ter uma extensão maliciosa instalada!

Rui Bacelar
Rui Bacelar
Tempo de leitura: 2 min.

As extensões do navegador Google Chrome acrescentam funcionalidades e utilidade prática ao browser mais popular do mundo. No entanto, se usas alguma destas extensões do Chrome, cuidado! Foi encontrado malware (software malicioso) no seu código.

As ameaças de malware continuam a abundar na Internet, com apps infetadas a serem detetadas frequentemente na Google Play Store, a única "loja" oficial de conteúdo para Android. Porém, não é apenas na Play Store que por vezes escapa algum malware.

Extensões continham malware e abusavam das permissões

Foram recentemente sinalizadas mais de 30 extensões, disponíveis até então na Chrome Web Store e prontamente eliminadas por serem consideradas perigosas. O desfecho surgiu como resultado de uma investigação divulgada no último mês de maio.

Em comum, estas extensões para o Chrome tinham a exibição massiva de publicidade. Por outras palavras, as extensões abusavam das suas permissões para alterar os resultados da pesquisa e apresentar aos utilizadores uma "tempestade" de publicidade.

O código malicioso era capaz de mostrar anúncios mediante a injeção de scripts JavaScript nos websites visitados. Desse modo, gerando receita com a apresentação dessa mesma publicidade para os responsáveis.

Mais de 30 extensões com malware na Chrome Web Store

Estas são as extensões, entretanto removidas, com mais utilizadores ativos:

  • Autoskip para Youtube - 9 milhões de utilizadores ativos
  • Soundboost - 9 milhões de utilizadores ativos
  • Crystal Ad block - 9 milhões de utilizadores ativos
  • Brisk VPN - 9 milhões de utilizadores ativos
  • Clipboard Helper - 9 milhões de utilizadores ativos
  • Maxi Refresher -9 milhões de utilizadores ativos

No total eram 32 extensões para o navegador Google Chrome com milhões de utilizadores em todo o mundo - a lista completa está aqui disponível. Acima temos as mais populares, com várias outras ainda disponíveis na loja oficial do Google Chrome.

Note-se que, desta feita e ao contrário do que é habitual no seio da Google, mesmo perante os alertas e investigações lançadas por entidades como a Avast, a Google ainda não removeu todas as extensões visadas. As razões para tal inação não são conhecidas.

Por outro lado, a gigante norte-americana afirma que "leva muito a sério estas reclamações e preocupações de segurança e privacidade".

Em suma, apesar de existirem inúmeras extensões úteis para o Google Chrome, importa prestar atenção ao que instalamos no nosso navegador. De preferência, optem por programadores verificados e extensões com boas avaliações dos utilizadores.

Editores 4gnews recomendam:

Rui Bacelar
Rui Bacelar
O Rui ajudou a fundar o 4gnews em 2014 e desde então tornou-se especialista em Android. Para além de já contar com mais de 12 mil conteúdos escritos, também espalhou o seu conhecimento em mais de 300 podcasts e dezenas de vídeos e reviews no canal do YouTube.