Google Chrome: mudanças experimentais afetaram milhares de empresas

António Guimarães
Comentar

Milhares de computadores empresariais ficaram impedidos de aceder ao Chrome de forma funcional, recentemente. O navegador simplesmente apresentava separadores em branco, tornando a sua utilização impossível. Após várias queixas, a Google revelou que andou a fazer experiências na versão estável do navegador.

Normalmente a Google utiliza o Chrome Canary (versão Beta) para testar alterações que queira implementar no futuro. Para o infortúnio das empresas e os respetivos técnicos de informática, não foi dado qualquer aviso pois os testes foram feitos na versão estável do navegador.

A Google estava a testar uma função chamada WebContents Occlusion. Esta mesma foi criada para suspender separadores do Chrome quando o navegador não está a ser utilizado. Sendo o Chrome um navegador famoso por consumir bastantes recursos, trata-se de uma função útil.

Técnicos consideram a situação suspeita por parte da Google

Entretanto a Google reverteu a experiência e as empresas puderam voltar a utilizar o Chrome de forma normal. Um porta-voz da Google afirma que a experiência correu mal pois as empresas lesadas utilizaram ambientes de trabalho virtuais como o Citrix.

Entretanto, vários técnicos de informática manifestaram a sua insatisfação nos fóruns da Google. Um dos técnicos considera bastante suspeito e nocivo que a Google consiga atualizar uma versão estável do Chrome sem aviso prévio e com um impacto gigantesco.

A verdade é que estamos a falar de empresas com milhares de clientes, que dependem dos sistemas informáticos para funcionamento pleno dos seus serviços. Se tirarmos uma "engrenagem" da máquina, tudo irá ser afetado. Talvez a Google deva pensar duas vezes antes de utilizar empresas como cobaias para os seus testes.

Editores 4gnews recomendam:

Comentar
António Guimarães
António Guimarães
Juntamente com os seus atuais companheiros Mi A2 e Surface Go, batalha para elucidar as massas sobre todos os acontecimentos da esfera tecnológica. "Informação é poder" é a frase que o acompanha diariamente. Talvez um dia a coloque numa t-shirt.