Depois de um ano de 2018 recheado de falhas de segurança e fugas de dados, a Google está convicta em apostar na segurança do seu navegador Chrome.
O Google Chrome é o navegador mais utilizado do planeta. Como tal está sempre sujeito a todo o tipo de ataques informáticos. Um exemplo desses ataques é o chamado "phishing".
Phishing envolve a "pesca" de dados através da implementação de falsas comunicações. De acordo com o AndroidPolice o Google Chrome vai ser ainda mais agressivo na detecção dessas fraudes.
Google Chrome passa a avisar-te caso dois endereços sejam muito parecidos
Imagina que recebes um e-mail de uma publicidade para comprar algo no Ebay. Entras no site e introduzes as tuas informações pessoais, incluindo do cartão de crédito. Contudo, quando dás por ti estão a ser efetuadas compras ou transações que tu não aprovaste. O que passou?
Em primeiro lugar, o Phishing funciona por fazer-se passar por uma fonte segura. Neste exemplo podes, por exemplo ter entrado num site chamado "www.eibay.com" ou "www.ebayy.com". É aí que entra a detecção por parte do Chrome.
Embora estável apenas ainda no Canary (Chrome Beta), esta função vai sugerir-te o endereço mais fiel, caso te enganes ou não prestes atenção.
Uma engenheira da Google afirmou que o objectivo não é alarmar o utilizador mas simplesmente fazer uma sugestões. Será possível ignorar o pop-up e navegar de forma normal.
Em suma, isto pode parecer uma adição inútil mas vamos ser sinceros. Quantas vezes entramos nos mesmos sites todos os dias? Quantos e-mails lemos? O nosso cérebro eventualmente habitua-se à rotina e deixa de notar ligeiras alterações. É exactamente nestes pequenos detalhes que os ataques de phishing (entre outros) proliferam.
Editores 4gnews recomendam: