Google Chrome finalmente dá-te mais privacidade!

Filipe Alves
Filipe Alves
Tempo de leitura: 2 min.

O Google Chrome é o browser mais utilizado no mundo. Contudo, está longe de ser o mais leve e privado. O browser da Google é ligeiramente mais pesado que os concorrentes e sentes isso quando usas um smartphone ou um PC com baixas especificações.

Ainda assim é o mais popular. Assim sendo, espera-se que a Google dê a privacidade que os utilizadores esperam. Principalmente aqueles que viajam na página em incógnito (ou anónimo).

O "anónimo" do Google Chrome não é propriamente anónimo

Até ao momento, websites conseguiam ultrapassar a barreira do anónimo e cruzar a informação que lhes era fornecida. Dessa forma, não só os websites sabiam que "eras tu" que ali estavas, como também te dava a publicidade de acordo com os teus gostos.

O mesmo se reparava nos websites que te limitam artigos por utilização. Se estás em "anónimo" como é que o website sabia que já tinhas lido "X" artigos e que não podias ler mais até teres a versão paga?

Pois bem, a nova atualização do Google Chrome resolve o problema para os utilizadores. Com o novo update os websites não terão qualquer tipo de forma de perceber que "realmente és tu" no website em questão.

As palavras da Google sobre o assunto

A Google referiu num comunicado oficial "Atualmente, alguns sites usam uma brecha inesperada para detetar quando as pessoas estão a navegar no modo anónimo. A API FileSystem do Chrome está desativada no modo anónimo, para evitar deixar vestígios de atividade no dispositivo de alguém."

Os sites que desejam impedir a contagem de dados têm opções como a redução do número de artigos gratuitos que alguém pode visualizar antes de fazer login, exigindo registo gratuito para visualizar qualquer conteúdo ou endurecimento de seus canais de pagamento."

Já estava na hora do Chrome ser mais privado

Como utilizador Chrome, já há muito que esperava esta mudança. Se por algum motivo acedo aos websites em anónimo é para continuar dessa forma. Finalmente o nome da característica terá validade face a sua funcionalidade. A atualização deverá chegar ao teu smartphone e PC nas próximas semanas.

Editores 4gnews recomendam:

  • Xiaomi Mi 9T e OnePlus 7 Pro com SUPER promoção! (Promocodes limitados)
  • Instagram vai avisar se a tua conta estiver prestes a ser banida
  • "Google Stadia não é o Netflix para jogos" afirma diretor do produto
Filipe Alves
Filipe Alves
Fundador do projeto 4gnews e desde cedo apaixonado pela tecnologia. A trabalhar na área desde 2009 com passagens pela MEO, Fnac e CarphoneWarehouse (UK). Foi aí que ganhou a experiência que necessitava para entender as necessidades tecnológicas dos utilizadores.