O Google Chrome é um dos melhores, senão mesmo o mesmo, navegador de Internet gratuito que podem usar. É a predefinição nos tablets e smartphones Android, sendo desenvolvido pela gigante das pesquisas. Agora, ficamos a conhecer uma das melhores novidades a chegar a este browser com a distribuição do Android 14.
Certamente que alguns dos utilizadores do Chrome em Android terão reparado que a experiência de navegação não é tão fluída como no iOS da Apple. Ou seja, usar a mesma app para aceder à Internet está mais gratificante no iPhone (iOS) do que no próprio Android, o software da empresa responsável pelo browser em apreço.
Google vai dotar o seu Chrome para Android da mesma fluidez do iOS (iPhone)
Bom, esta situação será regularizada em breve. Segundo se pode ler na mais recente publicação do blog Chromium, dando conta das funções em teste e desenvolvimento. Aí, a Google reconhece que efetivamente a experiência de uso é superior na plataforma da Apple, mas que isso mudará com a chegada e implementação do Android 14.
Mais ainda, a gigante norte-americana afirma ter encontrado uma solução para tornar a navegação nas páginas web mais fluída no Android. Aliás, promete duplicar a fluidez de navegação na Internet com a dita solução, ainda em desenvolvimento.
Note-se que de acordo com a própria Google, no Chrome para Android ainda temos uma navegação algo aos soluços e pouco refinada face ao iOS. Assim, insatisfeita com a situação, a gigante das pesquisas promete tratar do assunto assim que chegar a próxima versão do seu sistema operativo.
Android 14 trará otimizações para tornar mais fluída a utilização do Chrome no Android
Em causa está o novo API apelidado Nanosecond API a figurar no Android 14 como uma das novas funções. O novo recurso permitirá ao sistema registar toques no ecrã com um intervalo de nanossegundos ao invés de milissegundos. A diferença, ainda que possa parecer insignificante no papel, aumentará a fluidez de navegação ao usar este navegador de Internet.
Importa frisar que as demais aplicações para Android terão já encontrado uma solução alternativa para garantir a suavidade na sua utilização. Porém, a Google está adstrita aos algoritmos de sistema por razões de compatibilidade com os diversos modelos, marcas e equipamentos.
Em todo o caso, uma solução está já em preparação, justamente apelidada Nanosecond API e promete agilizar a taxa de registo do toque, diminuindo consideravelmente o intervalo de registo dos toques no ecrã.
Teremos assim, segundo a própria Google, o dobro da fluidez para navegar pelas páginas Web ao usar o seu Chrome. A explicação técnicas e gráficos comparativos podem ser encontrados na página oficial.
Em todo o caso, é agora uma questão de tempo até termos uma mesma qualidade de utilização no Chrome para Android, tal como na versão para iOS (iPhone).
Editores 4gnews recomendam: