Google Chrome: eis as novidades da versão 112

Rui Bacelar
Rui Bacelar
Tempo de leitura: 2 min.

A tecnológica norte-americana disponibilizou finalmente a mais recente versão do seu navegador, o Google Chrome 112. Este lançamento traz várias melhorias e algumas alterações significativas entre as quais o fim de suporte para as Chrome Apps.

Recordamos que as Chrome Apps podiam ser descarregadas através da loja oficial do navegador, a Chrome Web Store e podiam ser executadas diretamente através do browser. Entretanto, a Google fez saber que deixaria de suportar estas apps corria então o ano de 2020. Porém, só agora com a versão 112 do navegador é que este suporte é efetivamente encerrado.

A partir de agora deixa assim de ser possível descarregar as Web Apps (a não confundir com as extensões para o Chrome). No seu lugar, a tecnológica norte-americana prefere as Progressive Web Apps (PWA), mais flexíveis nas suas funções e mais padronizadas entre os vários programadores.

Chegou o Google Chrome 112 com várias melhorias no design e funcionalidades

Google Chrome 112

Ainda que as Chrome Apps tenham deixado de ser suportadas pelo Chrome, a Google deixou uma flag para que os utilizadores empresariais ainda possam ter acesso a estas aplicações em caso de necessidade.

Por outro lado, os utilizadores de computadores ChromeOS poderão continuar a usar estas apps até janeiro de 2025. As novidades foram agora anunciadas pela empresa.

Porém, a maior alteração para o Chrome 112 é a introdução de uma nova interface gráfica. Isto é, termos um aspeto renovado para essencialmente todo o navegador Google Chrome. Aplicando-se o design Material You, as alterações são cada vez mais discretas, mas continuam a marcar presença.

Note-se que também os utilizadores do Chrome no iPhone (iOS) terão a possibilidade de adicionar atalhos para diversos websites no seu ecrã principal. Até ao momento, algo que só era possível fazer com o navegador Safari, da própria Apple.

Design Material You e novo modo de leitura no Chrome

Mais ainda, os utilizadores podem agora obter uma pré-visualização dos ficheiros previamente descarregados através do navegador. Em simultâneo, temos também um novo aspeto para o gestor de palavras passe da Google, bem como novas opções de gestão das credenciais nesta plataforma.

O Google Chrome tem também um novo modo de leitura que permite aos utilizadores mudar o aspeto geral do conteúdo apresentado nas páginas. Isto para permitir uma leitura mais confortável das páginas Web, focando-se assim na experiência de leitura.

Para já, contudo, caso queiram experimentar ou usar já este novo modo de leitura terão que ativar a opção nas suas Flags. Mais concretamente, ao introduzir a "chrome://flags/#read-anything" na barra de pesquisa. Aí poderão ativar a função no browser.

Por fim, logo que esta atualização estiver disponível verão um botão perto da barra superior, no canto superior direito com a opção de "Atualizar" o Google Chrome.

Editores 4gnews recomendam:

Rui Bacelar
Rui Bacelar
O Rui ajudou a fundar o 4gnews em 2014 e desde então tornou-se especialista em Android. Para além de já contar com mais de 12 mil conteúdos escritos, também espalhou o seu conhecimento em mais de 300 podcasts e dezenas de vídeos e reviews no canal do YouTube.