Google Chrome é o navegador mais popular, Microsoft surpreende com o Edge

Rui Bacelar
Comentar

O navegador Google Chrome reina absoluto entre as soluções mais populares do mundo há vários anos. Atualmente continua a dominar a tabela dos browsers mais populares com mais de 60% de quota de mercado, de acordo com os dados da StatCounter.

A prevalência do Chrome é particularmente notória na plataforma desktop, ou seja, nos computadores Windows, Mac, entre outros. Em simultâneo, observamos o Safari da Apple a perder terreno para a solução da Microsoft, o navegador Edge.

O Google Chrome é o browser mais usado em 2022

Google Chrome
O Top dos browsers mais populares em desktop. Crédito: StatsCounter

A dinâmica de mercado continua a pender fortemente para a solução da Google, omnipresente nos computadores (plataforma desktop), com o Safari a perder algum terreno. Vemos ainda, com efeito, o Edge a ganhar ímpeto neste segmento de mercado.

Mais concretamente temos ainda o Safari da Apple em segundo lugar, (9,84% de quota de mercado), com o Edge em terceiro lugar (9,56%). Ou seja, uma curta margem entre as soluções das gigantes de Cupertino e Redmond, respetivamente.

O Edge pode inclusivamente ultrapassar o Safari já no próximo mês de março, caso mantenha a tendência de crescimento atualmente registada.

Firefox e Opera são boas alternativas ao Chrome, Safari e Edge

Google Chrome
O Top dos browsers mais populares em desktop. Crédito: StatsCounter

Cumpre ainda mencionar o browser Firefox que, recentemente, registou um pico de utilizadores (9,18%). Em seguida temos o navegador Opera com 3% de quota de mercado a fechar a tabela.

Google Chrome domina também nos smartphones, sobretudo em Android

Google Chrome
O Top dos browsers mais populares em mobile. Crédito: StatsCounter

A dominância do Chrome mantém-se também no formato mobile com 63%, o Safari apresenta-se em segundo lugar com 26,7% graças à popularidade dos iPhone. Por outro lado, importa notar que o Chrome está pré-instalado na maioria dos Android.

Em terceiro lugar temos o navegador Samsung Internet, presente nos smartphones da fabricante sul-coreana. Esta é uma boa alternativa ao Chrome, sobretudo para utilizadores de smartphones Samsung Galaxy.

Por outro lado, não vemos o Edge nesta tabela, ainda que o navegador também esteja disponível para dispositivos móveis. É neste segmento que a Microsoft tem um maior trabalho a fazer caso queira figurar no Top de browsers.

Por fim, recordamos que o Edge foi apresentado em 2015 com o intuito de substituir o Internet Explorar (IE), o navegador paradigmático nos computadores Windows.

Editores 4gnews recomendam:

Rui Bacelar
Rui Bacelar
Na escrita e comunicação repousa o gosto, nas leis a formação. Ocupa-se com as novidades de tecnologia na 4gnews. Email: ruifbacelar@gmail.com