Google Chrome para Android tem novo design nas multi-janelas

Filipe Alves
15 Março, 2019

As multi-janelas, do Google Chrome para Android já há muito que é igual. Quando queres mudar de website que estavas a ver, clicas no botão de multitasking e podes visualizar na vertical quais as janelas que estão abertas. 

Pois bem, parece que alguns utilizadores Android estão a ter uma surpresa quando acedem a este pequeno menu. Alguns utilizadores Android reportaram que a visualização está idêntica ao Google Chrome no iOS. Ou seja, pequenos quadrados que te mostra uma média de 6 tabs no ecrã. 

Google Chorme

Ainda que este novo design seja um pouco diferente daquilo que temos no Android, tenho de admitir que prefiro ter esta multi-janela em vez da típica na vertical. Ainda assim, podes ativar e desativar simplesmente com uma flag. Mais abaixo explico-te como. 

Mas o Google Chrome não se ficou por aqui. Hoje temos o total de 4 novas multi-janelas. Para além da "normal" e da nova que te falei acima, temos também duas novas. Uma que te mostra as tabs na horizontal. Algo idêntico ao multitasking do nosso smartphone. A última mostra-nos apenas os links das páginas sem nenhuma imagem. 

Como ativar as novas multi-janelas no Google Chrome

Primeiramente instala o Google Chrome Dev ou Canary.

Alguns utilizadores sentiram a mudança no Google Chrome para Android "normal" mas ainda não consigo visualizar os novos layouts nessa aplicação. Em todos os casos vais ter que escrever no URL "Chrome://flags". Logo depois estarás num local onde podes modificar algumas definições no Chrome. Só tens de escrever na pesquisa o que está abaixo e ativar a funcionalidade.

Para ativar o multi-janela com múltiplas tabs

Tab grid

Vai a "chrome://flags#enable-tab-grid-layout" ou escreve na pesquisa "Tab Grid Layout" e ativa a funcionalidade. Terás de reiniciar o Google Chrome logo de seguida.

Para ativar as tabs horizontais com múltiplas tabs

Tab hoirizontal certo

Certifica-te que tens a de cima desativa primeiro e vai a "chrome://flags#enable-horizontal-tab-switcher" ou procura por "horizontal tab switcher". Ativa e reinicia o browser. 

Para ativar as tabs sem imagens 

Google Chrome tab

Mais uma vez, certifica-te que nenhum dos dois acima estão ativos e vai a "chrome://flags/#enable-accessibility-tab-switcher" ou procura por "accessibility tab switcher". Ativa e reinicia o Google Chrome. 

Simples e rápido de se mudar um pouco o design do teu browser. Às vezes é isso o que precisamos para ter uma nova paixão pelo nosso smartphone. 

Editores 4gnews recomendam:

Via

Filipe Alves
Filipe Alves
Fundador do projeto 4gnews e desde cedo apaixonado pela tecnologia. A trabalhar na área desde 2009 com passagens pela MEO, Fnac e CarphoneWarehouse (UK). Foi aí ganhou a experiência que necessitava para entender as necessidades tecnológicas dos utilizadores.

Mais na 4gnews

Google apresenta Stadia: Não é uma consola, é algo bem maior!
Reparar o ecrã do Galaxy S10 custa quase tanto como comprar um novo
Free Fire: 6 curiosidades do jogo mais popular da Google Play Store
Vídeo de hands on do Galaxy Fold mostra vinco no ecrã
Vivo X27 e X27 Pro foram lançados e têm ecrãs fantásticos
Google Fotos recebe nova atualização que melhora o 'Dark Mode' no Android Q

Artigos que não podes perder

Como encontrar o telemóvel Android com a ajuda do Google
Descobre 10 produtos Xiaomi que valem a pena comprar
5 Dicas para ter sucesso no Ultimate Team do FIFA 19 sem gastar dinheiro!
15 imagens peculiares captadas pelas câmaras do Google Maps
Os melhores tablets e como escolher o modelo certo em 2018
CTT: como fazer desalfandegamento online de encomendas em 3 passos!