Google Chrome 88 está disponível para todos. Eis as novidades!

Rui Bacelar
Rui Bacelar
Tempo de leitura: 2 min.

O Google Chrome é o browser ou navegador de Internet mais utilizado no Mundo, tanto em plataformas móveis como os smartphones Android e iOS, como em computadores Windows (PC), Mac e outros sistemas operativos. Agora, chegou o novo Chrome 88.

As novidades podem ser resumidas a três pilares, Privacidade, Segurança e Desempenho, a par de novas opções para os utilizadores como a pesquisa por abas, bem como um maior reforço da segurança das nossas palavras-passe.

Os três pilares do novo Google Chrome 88

A Google revelou hoje (20), todas as novidades que integrará no Chrome 88, a mais recente versão do navegador. Para o utilizador chega assim a possibilidade de pesquisar por abas, algo que até então só estava disponível nos Chromebook para o público.

Esta nova forma de pesquisa por abas está presente na porção superior direita na janela do Google Chrome para Windows. Também pode ser utilizada com recurso à combinação de teclas Control + Caps Lock + A.

Ao ativar esta opção de busca, seja através da combinação de teclas, ou clicando na nova função de pesquisa, abrir-se-á um novo campo de pesquisa onde é possível introduzir o nome da aba que queremos pesquisar. Serão igualmente apresentadas aos utilizadores as abas abertas no Google Chrome ao momento da pesquisa.

Para quem costuma ter muitas abas ou separadores abertos no Google Chrome a nova função de busca será deveras útil.

Os destaques da nova versão Chrome 88

A par da pesquisa de separadores ou abas, é na segurança reforçada das nossas palavras-passe e credenciais que reside a segunda grande novidade do Google Chrome 88. A atualização, assim que instalada, fará com que o Chrome avise o utilizador sempre que detetar uma password débil. Trata-se de uma ação para alertar o utilizador e evitar que este use passords fracas.

Mais ainda, com o Google Chrome 88 será mais fácil manter os nomes de utilizador e palavras-passe atualizadas. Teremos ainda novas opções para aceder a todas as credenciais armazenadas a partir das Definições do Chrome, seja a partir do navegador para computador, ou através do Chrome para iOS (iPhone e iPad). A versão para Android também receberá esta melhoria, ainda que a sua chegada possa tardar.

Por fim, existem pequenas melhorias diversas, sobretudo nas otimizações de desempenho e estabilidade do navegador. Trata-se do normal reforço da velocidade de operação do browser e preenche o terceiro pilar, a performance.

O Google Chrome 88 começa hoje a ser distribuído aos utilizadores, sendo aconselhável a sua instalação. Na eventualidade de não terem as atualizações automáticas ativas, acedam às Definições do Chrome e pesquisem por "Atualizações" no campo de procura.

A mais recente versão do browser é distribuída de forma gradual e faseada.

Editores 4gnews recomendam:

  • Netflix: o novo “botão mágico” que vai ajudar os indecisos em 2021
  • Microsoft vai investir na compra de mais estúdios de videojogos de renome
  • WhatsApp Web expõe números de telefone na pesquisa Google
Rui Bacelar
Rui Bacelar
O Rui ajudou a fundar o 4gnews em 2014 e desde então tornou-se especialista em Android. Para além de já contar com mais de 12 mil conteúdos escritos, também espalhou o seu conhecimento em mais de 300 podcasts e dezenas de vídeos e reviews no canal do YouTube.