Google Chrome
O Google Chrome não é o browser mais eficiente no que toca à bateria. No entanto, isso deverá mudar com a nova atualização

Desde há uns anos para cá, o Google Chrome assumiu-se como o principal sistema de navegação entre computadores e dispositivos móveis. Este browser, como já deves ter reparado, tem, no entanto, os seus defeitos. Enquanto que a facilidade e simplicidade do mesmo na sua utilização são excelentes, o mesmo exige bastante da bateria e da RAM, especialmente quanto tens várias páginas abertas em simultâneo.

As páginas em plano de fundo são as principais responsáveis pela pouca eficiência do browser. Estas tabs, encontram-se abertas, mas inativas enquanto te dedicas a apenas uma página ou a outras tarefas. De acordo com a Google, estas páginas em plano de fundo representam um terço do consumo total de energia deste browser, algo preocupante e que dificulta bastante a vida aos utilizadores assíduos do mesmo.

Ver ainda: The “Rock” | Hands-on no novo smartphone da Hisense

   

Pois bem, a Google pretende resolver este problema da gestão de energia. Com a nova versão Google Chrome 57, o browser fará automaticamente uma gestão mais inteligente do consumo de energia por parte destas páginas em background, tudo isto sem afetar conexões em tempo real e reprodução de áudio.

“O [Google] Chrome reprimirá individualmente páginas em plano de fundo com consumo de energia excessivo limitando a sua reprodução (…) O Chrome 57 limitará a carga de utilização do CPU para estas páginas a apenas 1%, caso a aplicação sobrecarregue o processador em plano de fundo. A reprodução de áudio e as conexões em tempo real não serão, no entanto, afetadas.” – Alexander Timin, Engenheiro de Software da Google


De acordo com a gigante norte-americana, esta melhorada gestão de aplicações resultará numa utilização de energia 25% mais eficiente. O objetivo final da Google será suspender completamente estas páginas em plano de fundo, o que daria aos dispositivos uma maior folga e melhorada performance, bem como uma poupança de energia bem mais aceitável.

Utilizas este browser? Se sim, boas noticias serão que o Google Chrome 57 será uma versão bem mais amiga do utilizador. E para os utilizadores assíduos deste mecanismo de navegação, estas novidades serão, certamente, muito boas.

Outros temas relevantes:
GTA V: Nova DLC gratuita traz mais emoção ao jogo
iPhone 8: tela OLED 5.2 polegadas e bordas curvas é possibilidade
Contas do WhatsApp são facilmente comprometidas através do envio de simples imagens

ViaAndroid Authority
FonteGoogle
Editor 4gnews e estudante de Direito, nos tempos livres é mais provável encontrar-me a explorar novos géneros musicais, filmes e séries e a passar um bom tempo com amigos e família.