Google Chrome 100 chega com boas novidades na integração de funcionalidades

Mónica Marques
Mónica Marques
Tempo de leitura: 2 min.

O novo Google Chrome 100 está a chegar a traz consigo boas novidades no que diz respeito à integração entre as várias funcionalidades.

A partir de agora, o browser oferece uma melhor integração com a interface Material You do Android e também há uma nova API para partilha de ecrã.

Google Chrome 100 tem um logótipo igual, mas diferente

Ainda que poucos utilizadores tenham dado pela versão 99 do Chrome, eis que a Google está a lançar já o Chrome 100 que, para já está apenas a ser disponibilizado para alguns utilizadores, mas que traz consigo algumas novidades.

Entre estas conta-se um novo logótipo que é muito semelhante ao anterior, mas com pequenos retoques que fazem toda a diferença. De acordo com um designer da própria Google, o novo logo está isento de sombras, tem as proporções otimizadas e cores mais vivas. Tudo para que fique alinhado com uma expressão mais moderna da marca.

Mas, como não podia deixar de ser, esta não é a única novidade. Por exemplo, em ambiente Android o browser oferece agora melhor integração com a interface Material You, tal como rumores anteriores já tinham avançado. Na prática, esta novidade significa que a cor dos menus vai adaptar-se automaticamente ao tema definido no smartphone.

Por outro lado, o Chrome 100 traz também uma nova API para a partilha de ecrãs. A partir de agora, os vários equipamentos vão conseguir detetar janelas diferentes abertas no browser e permitir que o utilizador selecione quais quer reproduzir em ecrãs secundários.

Modo Lite foi eliminado do Google Chrome

De resto, foi eliminado o Modo Lite do Google Chrome, uma vez que os servidores direcionados para este recurso, muito em breve, vão ser fechados a título permanente. Recorde-se que esta funcionalidade permitia que os utilizadores de equipamentos Android e iOS armazenassem dados enquanto carregavam página Web mais rapidamente.

A implantação do Google Chrome 100 já começou, no entanto, tal como já referimos, para já ainda está só ao alcance de alguns utilizadores. Posteriormente,esta versão vai chegar a todos os utilizadores de Windows, macOS, Android e iOS.

Espera-se igualmente que quando a Google disponibilizar a versão estável que irá já abranger todos os utilizadores, esta chegue com mais novidades e atualizações adicionais.

Editores 4gnews recomendam:

  • Facebook Messenger: app de mensagens recebe funções úteis do Slack
  • watchOS 8.5 traz nova dor de cabeça para os utilizadores Apple Watch Series 7
  • Sony renova o seu serviço PlayStation Plus para combater o Game Pass
Mónica Marques
Mónica Marques
Ao longo de mais de 20 anos de carreira na área da comunicação assistiu à chegada do 3G e outros eventos igualmente inovadores no mundo hi-tech. Em 2020 juntou-se à equipa do 4gnews. monicamarques@4gnews.pt