A Google quer que no futuro tenhas a carta de condução no teu Android

António Guimarães
António Guimarães
Tempo de leitura: 1 min.

Os produtos da Google fazem parte da vida da maioria das pessoas que utilizam tecnologia. Quer sejas utilizador Android, iOS, Linux é muito provável que utilizes algum serviço da empresa de Mountain View no teu dia a dia.

Posto isto, imagina teres um documento como a carta de condução associada ao teu smartphone Android. Quem diz a carta de condução diz outros documentos mas parece que a Google está a focar-se neste documento primeiro.

Isto deve-se a uma API (Application Programming Interface) chamada IdentityCredential. De acordo com um engenheiro de software da comunidade XDA Developers, isto pode permitir que armazenes informação como carta de condução num dispositivo Android.

Ter a carta de condução associada ao Android seria útil na verificação de idade na compra de certos produtos

Esta credencial mostra informação contextualizada na situação. Quando um indivíduo comprar bebidas alcoólicas, a sua idade pode ser verificada através da identificação no telemóvel.

É verdade que este exemplo aplica-se melhor aos Estados Unidos onde a idade legal para beber é a partir dos 21 anos. Contudo, existem várias situações onde uma identificação no telemóvel pode ser benéfica.

Visto que esta credencial armazena esse tipo de informações, pode ser utilizada para guardar dados de passaporte e facilitar as viagens de avião, por exemplo.

Este sistema é de certa forma parecido com o Android Pay onde os teus dados de cartão de crédito ficam armazenados ao smartphone. Guardar dados de identificação no telemóvel pode parecer estranho mas não é assim tão invulgar.

Escusado será dizer que este sistema terá que vir recheado de proteções a nível de hardware e software. Este tipo de funcionalidade ainda está distante e se for implementada só assim o será no Android R ou algo parecido.

Infelizmente aqui em Portugal nem temos o Android Pay como medida comum portanto irão passar muitos anos até vermos esta novidade em terras lusas. Seja como for não deixa de ser uma hipótese interessante para o futuro.

Editores 4gnews recomendam:

Fonte

António Guimarães
António Guimarães
Juntamente com os seus atuais companheiros Mi A2 e Surface Go, batalha para elucidar as massas sobre todos os acontecimentos da esfera tecnológica. "Informação é poder" é a frase que o acompanha diariamente. Talvez um dia a coloque numa t-shirt.