Google Camera diz 'adeus' às fotos panorâmicas e 'olá' ao Night Sight

Vitor Urbano
Vitor Urbano
Tempo de leitura: 2 min.

Com a chegada da beta 5 do Android Q, chegaram também novas implementações à aplicação Google Camera. A nova versão 6.3 ainda não está disponível na Google Play Store, tendo sido apenas lançada na versão beta do Android Q.

Essencialmente, existem duas alterações de relevo, que certamente irão causar reações mistas entre os utilizadores. A Google decidiu realizar alterações no posicionamento do modo noturno Night Sight e também na funcionalidade de controlo do balanço de brancos.

Night Sight está agora em grande destaque na Google Camera

Esta é uma implementação que vai ser garantidamente recebida de braços abertos, passando a ser possível aceder a este popular modo diretamente na interface principal da App.

No entanto, a sua chegada fez com que o modo Panorama fosse relegado para o menu secundário da aplicação. Na sua essência, estes dois modos acabarma por trocar de posições.

Desde que foi lançado no ano passado, o modo Night Sight ficou 'escondido' nos menus secundários da aplicação, tornando o seu acesso desnecessariamente complicado. No entanto, a nova posição do modo Panorama vai certamente deixar muitos utilizadores insatisfeitos.

Duas soluções simples para agradar a 'Gregos e Troianos'

Em vez de simplesmente trocar as posições entre estes dois modos, a Google poderia implementar uma, de duas soluções, que iriam agradar a todos os utilizadores.

Poderiam optar por deixar o modo Panorama na mesma posição, acrescentando apenas um novo slot para encaixar o Night Sight. Por outro lado, se pretendessem manter o número de opções na interface principal, existe uma solução muito simples.

Da mesma forma que podemos configurar quais os atalhos presentes na barra de notificações do Android, o mesmo podia ser aplicado na interface da Google Camera. A possibilidade de personalizar as opções consoante as preferências dos utilizadores, seria bem recebida por todos.

Já não vais poder ajustar o balanço de brancos antes de tirar uma foto

Mesmo sendo uma aplicação muito acima da média, também a Google Camera comete algumas falhas quando ajusta as suas definições antes de captar uma fotografia.

Nem sempre o balanço dos brancos é feito na perfeição, por isso sempre permitiu ao utilizador ajustar os mesmos antes de tirar uma fotografia. No entanto, parece que essa opção irá desaparecer na próxima atualização da aplicação.

Não ficou claro se esta ausência se deveu a um bug, ou se é mesmo uma nova estratégia da empresa. É possível que pretendam levar os utilizadores a realizar pequenas edições das fotos através do Google Fotos ou da sua aplicação de edição, Snapseed.

Editores 4gnews recomendam:

  • Google Fotos vai deixar-te organizar ainda melhor as tuas fotos. Descobre como
  • Comboio 'flutuante' super rápido está a ser desenvolvido na China
  • Samsung processada por publicitar resistência à água 'enganosa' nos seus smartphones
Vitor Urbano
Vitor Urbano
Sempre de mão-dada esteve a tecnologia, o desporto e o mundo gaming. Por isso, se não estiver a escrever sobre o que de novo há no mundo da tecnologia, o mais provável é estar a jogar uma partida de Ultimate Team no FIFA 19.