Google vai sugerir-te outros browsers e motores de pesquisa

Bruno Coelho

Esta é a resposta da Google à multa de 5 mil milhões de dólares aplicada pela União Europeia. Nas próximas semanas vai chegar uma atualização à Google Play, e vem com novidades. Aí, os utilizadores europeus terão sugestões de motores de pesquisa e browsers que também podem instalar.

Vais notá-lo assim que o teu dispositivo receba essa atualização e abras a Google Play. Aí, vais ver outros quatro browsers e motores de pesquisa sugeridos pela gigante de Mountain View. Além disso, vais ter acesso a um ecrã que te vai ajudar a configurar a app e a colocá-la como padrão no teu Android.

android ecrã browser escolha google chrome

Depois da multa aplicada pelos regulamentos da União Europeia, este era um movimento esperado. Como podemos ver nas imagens disponibilizadas pela Google, tanto o Chrome como o motor de pesquisa vão continuar presos ao teu Android. Ou seja, continuas a não poder desinstalá-los.

A mudança não satisfaz as entidades envolvidas no processo contra a Google

A Google promete apresentar estes novos ecrãs a atuais e futuros utilizadores do Android. A gigante de Mountain View compromete-se a fazer “evoluir a implementação com o tempo”. Ainda assim, as entidades responsáveis pelo processo de queixa contra a Google não estão satisfeitas.

escolher motor de pesquisa padrão google android

A FairSearch esteve envolvida em todo o processo e afirma que esta mudança é “inteiramente inefetiva”. Ou seja, a escolha que a Google fez não resolve o problema central. Isto porque as suas apps vão continuar por defeito nos dispositivos Android.

google união europeia

Resta saber até quando a Google vai conseguir levar a sua avante. A União Europeia não está para brincadeiras com a gigante de Mountain View, e esta medida parece não agradar a várias entidades envolvidas. Mais cedo ou mais tarde poderemos ver o Chrome e o Google como opção e não como obrigação no Android.

Editores 4gnews recomendam:

Fonte

Bruno Coelho
Bruno Coelho
O Nokia 3650 foi o primeiro grande mergulho no mundo tecnológico. Se o Ultimate Team é o seu atual saco de boxe, o Macbook Pro é o melhor amigo. Escrever sobre tecnologia é o processo natural na vida de alguém que come especificações ao pequeno-almoço.