Google Bard muda de nome e passa a chamar-se Gemini

Carlos Oliveira
Carlos Oliveira
Tempo de leitura: 2 min.

Os rumores já o faziam prever e hoje a Google acabou por confirmar esta notícia. A partir de agora, o chatbot de Inteligência Artificial (IA) da empresa abandona o nome Bard e passará a chamar-se Gemini.

Após sensivelmente um ano de presença no mercado, a IA generativa da Google passa a adotar o nome do modelo que a suporta. Para os utilizadores, pouco muda já que tudo o que era possível fazer com o Bard continuará disponível com o Gemini.

Gemini

Ainda assim, o Gemini recebe um reforço de capacidades com a adoção do modelo Gemini Pro 1.0. Este estará disponível em mais de 230 países, com mais de 40 idiomas disponíveis e Portugal está entre os eleitos.

O Gemini continuará disponível gratuitamente para os utilizadores através do site gemini.google.com. Continuarás a poder interagir com este chatbot através de texto, mas também por intermédio de imagens graças ao seu modelo multimodal.

Gemini conta agora com modalidade paga para quem quiser tirar mais deste chatbot

Além da sua modalidade gratuita, a Google disponibiliza agora uma opção de subscrição para quem quiser mais do Gemini. Em causa está o Gemini Advanced suportado pelo modelo Gemini Ultra 1.0.

Esta opção de subscrição estará ligada ao programa Google One que te oferecerá acesso privilegiado a outros serviços da empresa norte-americana. Em causa está a opção de subscrição AI Premium por 21,99 € mensais, dando acesso ao Gemini Advanced, 2 TB de armazenamento e outras regalias.

Para os indecisos sobre os benefícios deste plano de subscrição, a Google oferecerá um período experimental de 2 meses. Após terminado esse período, os utilizadores poderão cancelar a subscrição ou continuar com o serviço pela mensalidade correspondente.

Para o futuro, a Google tem ainda planos para trazer o Gemini para o Gmail, Google Docs e outros serviços. Esta integração terá o propósito de auxiliar os utilizadores nas suas tarefas e ajudá-los a serem mais eficientes no seu trabalho.

Google lança app do Gemini para Android e iOS

A acompanhar esta mudança, a Google disponibiliza a app oficial do Gemini para dispositivos Android e iOS. No primeiro, os utilizadores poderão descarregar a aplicação da Play Store e usá-la diretamente, ao passo que no iOS este chatbot estará disponível a partir da aplicação da Google.

No caso do Android, o Gemini irá substituir a Google Assistant e assumir todas as funções desta assistente, nomeadamente os seus métodos de invocação. Já no iOS, os utilizadores poderão aceder a esta IA no botão correspondente incluído na app Google.

Os EUA são o primeiro mercado a receber a app do Gemini. No entanto, a Google promete que irá alargar a sua disponibilidade a outros países e idiomas em breve.

Carlos Oliveira
Carlos Oliveira
No 4gnews desde 2015, escreve e acompanha as últimas tendências, sobretudo smartphones, para que os leitores estejam sempre bem informados.