Google Assistant melhora as conversas com duas grandes novidades

Bruno Coelho
Bruno Coelho
Tempo de leitura: 1 min.

A Google Assistant quer compreender-te cada vez melhor, reconhecendo as palavras e, em simultâneo, perceber o que queres dizer. Deve, por isso, adaptar-se à forma como falas. E a mais recente atualização para Android dá passos nesse sentido.

Entender melhor a linguagem falada é o tema da última atualização da assistente virtual da Google. E a novidade mais relevante é explicada em vídeo, mostrando as atualizações relativas à pronunciação.

Ensina a Google a pronunciar melhor os nomes

Se usas a Google Assistant com afinco, certamente já passaste pela situação em que queres ligar a alguém e esta não reconhece o contacto ou pronuncia-o de forma incorreta. A começar nas próximas semanas, poderás ensinar a Google Assistant a reconhecer nomes dos teus contactos pela forma como os pronuncias.

Segundo a Google, a assistente será capaz de ouvir a tua pronúncia e lembrá-la, sem que para isso grave a tua voz. Dessa forma não só entende melhor os nomes, como os vai pronunciar corretamente. A funcionalidade estará inicialmente disponível apenas em inglês, mas a Google espera em breve expandi-la para mais idiomas.

Melhor entendimento do contexto para alarmes e temporizadores

Quando ativamos um alarme ou temporizador na Google Assistant, o contexto é importante. E é por isso que uma das novidades se prende com a associação de certos nomes a temporizadores.

No vídeo podes ver o exemplo em que um cronómetro de 10 minutos é ativado para “batatas cozidas”. É possível ativar um segundo temporizador para outra altura, colocando-lhe também um contexto. Isto já era possível anteriormente. A diferença é que na hora de cancelar apenas, esta saberá a qual te referes.

Esta atualização chega primeiro para alarmes e cronómetros nas colunas inteligentes da Google em inglês dos Estados Unidos. Em breve estará disponível nos smartphones Android e também nos ecrãs inteligentes.

Editores 4gnews recomendam:

  • Google Assistant no Android fica mais inteligente com esta novidade
  • Xiaomi POCO F3 GT: o smartphone gaming 'surpresa' que já conheces
  • OnePlus Nord: já podes comprar a edição exclusiva deste smartphone!
Bruno Coelho
Bruno Coelho
Está na 4gnews desde 2017, onde dá asas à sua paixão por escrever sobre as novidades tecnológicas. Durante esse período já fez mais de 100 reviews e marcou presença em alguns dos grandes eventos tecnológicos, como a Mobile World Congress e IFA.