Google Assistant e Siri são igualmente populares, afirma estudo da Microsoft

Vitor Urbano

A Microsoft decidiu realizar um estudo onde pretendia apurar o impacto das várias assistentes virtuais disponíveis atualmente. O principal objetivo seria perceber qual a assistente virtual favorita, quais os gadgets mais utilizadores e quais as funcionalidades mais frequentes.

Os resultados obtidos pela Microsoft vão certamente deixar muitos utilizadores surpreendidos. Ao que parece, a Google Assistant e Sire (Apple) são igualmente populares entre os utilizadores, conquistando 36% dos inquiridos. A Amazon Alexa colocou-se na terceira posição com 25% e a Cortana conseguiu uns surpreendentes 19%. Em jeito de curiosidade (não surpresa), a Bixby da Samsung teve de ser integrada no grupo "outros", que contam com apenas 1%.

Google Assistant Amazon Alexa Siri

Onde é que as assistentes virtuais são mais utilizadas?

O estudo da Microsoft concluiu que os utilizadores utilizam as suas assistentes virtuais maioritariamente nos seus smartphones (72%). O que acaba por justificar o domínio da Siri sobre a Amazon Alexa. No entanto, com a grande evolução do mercado das colunas inteligentes, será de esperar que a Amazon Alexa consiga conquistar terreno perante a Siri.

assistentes virtuais

Atualmente, além dos smartphones, Smart TVs e colunas inteligentes são os gadgets favoritos dos utilizadores para interagirem com as suas assistentes virtuais. Estes dados não surgem com grande surpresa, visto que esta será a forma mais prática e eficaz de controlar todos os outros smart gadgets que poderão ter na sua casa.

O mercado das colunas inteligentes vai crescer ainda mais!

Além dos smartphones, as colunas inteligentes — Google Home, Amazon Echo, etc. — ganharam uma popularidade incrível durante o último ano. Foram estes gadgets que conseguiram ajudar ainda mais a que as assistentes virtuais passassem a ser uma parte integrante do nosso dia a dia.

De acordo com o estudo da Microsoft, não só a grande maioria das pessoas planeia comprar uma coluna inteligente (smart speaker) durante os próximos 6 meses, mas mostram ainda preferência pelos gadgets da Amazon. Assim sendo, será de esperar um grande crescimento na percentagem de utilizadores a usarem a Amazon Alexa.

Smart Speakers

Qual o futuro das assistentes virtuais?

As assistentes virtuais estão cada vez mais evoluídas por isso, conseguem cada vez tornar-se ferramentas valiosas no nosso dia a dia. Entre as três principais — Amazon Alexa, Siri e Google Assistant — cada uma delas tem os seus pontos fortes e fracos. Ainda assim, todas conseguem oferecer uma boa performance nas mais básicas funcionalidades do dia a dia.

Quando os utilizadores precisam de realizar ações um pouco mais complexas, a Google Assistant será a melhor opção.

Por fim, mesmo considerando a grande evolução das capacidades de inteligência artificial destas assistentes, não há dúvidas que ainda têm um longo caminho a percorrer. Certamente que durante os próximos meses/anos iremos ver serem implementadas capacidades que não há muito tempo pareciam ser impensáveis.

Editores 4gnews recomendam:

Vitor Urbano
Vitor Urbano
Sempre de mão-dada esteve a tecnologia, o desporto e o mundo gaming. Por isso, se não estiver a escrever sobre o que de novo há no mundo da tecnologia, o mais provável é estar a jogar uma partida de Ultimate Team no FIFA 19.