Google Assistant aposta em funcionalidade popular da Siri

Bruno Coelho
Bruno Coelho
Tempo de leitura: 1 min.

É preciso recuarmos até 2017 para a altura em que a Google Assistant tinha uma funcionalidade de atalhos. O objetivo era facilitar tarefas para as quais normalmente não usamos controlos de voz.

Essa funcionalidade não foi avante, mas está agora de regresso. O AndroidPolice já apanhou imagens de como esta vai funcionar, e promete poupar muito tempo aos utilizadores.

Como aceder a esta novidade:

Para aceder a este menu dos “Atalhos” bastará ir às definições da assistente virtual da Google. Aí poderás ver alguns exemplos como “nova publicação no Instagram” ou “adiciona uma foto ao WhatsApp”.

Podes explorar os atalhos disponíveis, ou criar os teus próprios que ficarão disponíveis num espaço à parte. Para utilizadores estes atalhos, bastará dizeres “Hey Google”, e dizeres o que queres fazer.

Vamos imaginar que pretendes criar uma nova publicação no Instagram. Vais dizer: “Hey Google, new Instagram post”. Para quem já usa a assistente virtual em português, resta saber se estes atalhos estarão em breve disponíveis.

Esta é uma funcionalidade popular na Siri ou mesmo na Bixby. Por enquanto as escolhas ainda são limitadas na Google Asssitant. Mas à medida que a funcionalidade se espalhe, os desenvolvedores irão apostar na implementação de atalhos para outras apps. A funcionalidade é dependente de servidor, pelo que vai chegar de forma faseada aos utilizadores

Editores 4gnews recomendam:

  • Qualcomm trará o 5G para os telemóveis mais baratos que podes comprar!
  • Xiaomi lança nova scooter de auto-equilíbrio com autonomia que surpreende
  • Xiaomi Poco X3 NFC apanhado em vídeo de hands-on: especificações completas reveladas
Bruno Coelho
Bruno Coelho
Está na 4gnews desde 2017, onde dá asas à sua paixão por escrever sobre as novidades tecnológicas. Durante esse período já fez mais de 100 reviews e marcou presença em alguns dos grandes eventos tecnológicos, como a Mobile World Congress e IFA.